AULAS NAS ESCOLAS DE TERESINA SERÃO RETOMADAS NA SEGUNDA COM 9 MIL ALUNOS

As aulas presenciais na rede municipal de ensino, começam nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, data do aniversário de Teresina, com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

O secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, informou, nesta quarta-feira (11), que as aulas presenciais na rede municipal de ensino, começam nesta segunda-feira, dia 16 de agosto, data do aniversário de Teresina, com os estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

“A partir da próxima semana, na segunda-feira, iniciaremos as nossas aulas, com o modelo presencial híbrido”, afirmou o secretário Nouga Cardoso.

“Iniciaremos com o 9º ano e, paulatinamente, a gente atingirá todos os níveis do ensino fundamental”, declarou Nouga Cardoso.

As aulas presenciais começarão na segunda-feira em 60 escolas públicas municipais, com 9 mil alunos do 9º ano. “Depois, nós vamos oferecer aulas presenciais hibridas para o 8º ano, para o 7º ano, até atingirmos os  93 mil alunos”, adiantou Nouga Cardoso.

Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) está fazendo a higienização completa das unidades escolares e quando ocorrer qualquer novo caso suspeito, as escolas serão imediatamente higienizadas. "Todas as escolas serão higienizadas todas as semanas”, falou Nouga Cardoso.

Nouga Cardoso deu as informações ao inaugurar , na manhã de quarta-feira (11), a Escola Municipal Professora Ana Vitória de Carvalho Santos,  no bairro Pedra Miúda, na zona Sul da capital. A unidade de ensino funcionará em tempo integral e deve atender cerca de 520 alunos, do 6° ao 9° ano do ensino fundamental. Ao todo, foram investidos quase R$ 4 milhões em recursos próprios do Tesouro Municipal.

Nova estrutura

A estrutura física da unidade de ensino conta com 13 salas de aula completamente climatizadas, laboratório de informática, sala de leitura, refeitório, banheiros com acessibilidade e quadra poliesportiva com vestiários. As instalações físicas atendem aos padrões de estética e funcionalidade, com arquitetura planejada de acordo com as necessidades dos estudantes e atendendo aos Parâmetros de Infraestrutura do Ministério da Educação (MEC). 

“O ensino infantil é o mais importante entre todas as etapas do aprendizado, pois é o período de maior absorção do conhecimento e onde há o desenvolvimento físico e cognitivo. Essa escola será um local de acolhimento, de ensino, bem feita e bem cuidada. Estamos vendo todo o cuidado especial para que saiam daqui preparados, com uma educação de qualidade, para a sequência da vida escolar”, destacou o prefeito Dr. Pessoa, que deve inaugurar outras cinco unidades semelhantes até o final do ano.

A nova escola recebe esse nome em homenagem a professora da rede municipal de ensino que atuou como superintendente escolar, chefa da divisão de Educação de Jovens e Adultos (EJA), coordenadora do grupo de trabalho Arte na Reformulação do Currículo de Teresina e na coordenadoria do Fórum Municipal de Educação que aposentou-se em 2020 e faleceu em maio deste ano em decorrência da Covid-19. 

Reforma e ampliação dos CEMEIs

No bairro Parque Piauí, também na zona Sul de Teresina, a prefeitura inaugurou a nova estrutura do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Hercília Torres de Almeida, que passou por uma ampla reforma e teve sua estrutura ampliada para atender às demandas da população daquela região.

Além da educação infantil, a unidade contará com serviços de creche e pré-escola. A estimativa é que o CEMEI atenda até 266 alunos, entre três e seis anos, distribuídos em turmas de maternal, primeiro e segundo período da educação infantil, nos turnos manhã e tarde. O investimento na obra é de quase um milhão de reais com recursos oriundos do Salário Educação.

“É uma alegria e uma satisfação entregar esses novos equipamentos escolares para a comunidade teresinense. Isso é fruto do compromisso do nosso prefeito para com o zelo na gestão educacional da nossa capital”, destacou Nouga Cardoso, secretário municipal de Educação (Semec). A previsão é que outras 37 escolas e/ou CEMEIs também sejam reformadas e ampliadas neste semestre.

MEIO NORTE

 

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.