MAIS DE UMA SEMANA FORA DE AR, SISTEMA DO DETRAN-PI DEVE SER RETOMADO NA SEGUNDA-FEIRA DIA 23

A informação foi confirmada pela Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI). O serviço do Renavam está indisponível aos usuários desde a última terça-feira (10), após o desligamento de um servidor que armazena dados do órgão.

O diretor-geral do Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI), Antônio Torres, informou que o sistema do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran) será normalizado até segunda-feira (23). O serviço para o Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) está indisponível aos usuários desde a última terça-feira (10), após o desligamento do servidor Mainframe, que armazena os dados do órgão.

“Estamos concluindo a análise e o diagnóstico da empresa. Atrás existe uma bateria de disco, sendo que 11 deles sofreram algum tipo de abalo. Então, teremos que trocar e isso vai demandar algum tempo. Vamos aprovar o orçamento e, nas próximas 48 horas, os equipamentos estarão disponíveis para a troca”, afirmou o diretor-geral da ATI, Antônio Torres.

A ATI, órgão responsável pelo sistema operacional do Detran, informou através de nota (veja abaixo), que o servidor foi desligado após apresentar um conjunto de módulos com avaria, provocando o funcionamento irregular do equipamento.

Em julho, o mesmo servidor já apresentava problemas e o Detran ficou também mais de uma semana com o sistema fora do ar.

Confira a nota da ATI:

A Agência de Tecnologia da Informação do Piauí- ATI, comunica que em execução de manutenção preventiva realizada periodicamente nos equipamentos desta Agência, identificou-se na noite da última terça-feira, 10 de agosto, no Data Center secundário, localizado na Rua 19 de Novembro, um conjunto de módulos com avaria, provocando o funcionamento do equipamento de maneira irregular.

Ao realizar uma análise mais detalhada, a equipe técnica achou por bem desligar o servidor Mainframe de maneira preventiva, considerando que a continuidade do seu uso poderia acarretar avaria maior no equipamento.

A ATI prontamente realizou a abertura de chamado com o fabricante do equipamento em caráter de urgência, para solução e continuidade dos serviços que são disponibilizados neste ambiente em alguns sistemas e serviços como os do Detran.

Ressaltamos que esta Agência irá disponibilizar boletins periódicos com informações atualizadas de tal problemática.

Por G1 PI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.