PACIENTE ESTÁ ESTÁVEL · SAÚDE ISOLA E ACOMPANHA QUEM TEVE CONTATO COM PACIENTE SUSPEITO DA VARIANTE DELTA

A Secretaria Municipal de Saúde de São João do Piauí está acompanhando e orientando as pessoas que tiveram contato com o paciente diagnosticado com covid-19 e que é suspeito de ter contraído a doença com a variante Delta. A esposa e profissionais de saúde são algumas delas que estão sendo acompanhadas.

Positivada com covid-19, a esposa do paciente com sintomas leves da doença, mas deve manter-se em isolamento, ficando em casa por mais dez dias, orientou a equipe do Centro Covid-19.

Já os profissionais de saúde farão testes nesta sexta-feira (20/08), para covid-19.“A equipe do Centro Covid-19 vai realizar os exames dos profissionais de saúde, que tiveram contato com o paciente, apesar de todos, no contato, estarem com vestimentas adequadas, paramentados com EPI”. disse a secretária municipal de Saúde, Ynaiara Coelho.

Atualmente, o paciente está internado num hospital privado em Teresina e, de acordo com o último boletim emitido, é considerado estável. 

Ynaiara mantém contato permanente com a Gerência Estadual de Epidemiologia e informou que o Laboratório Central do Estado(LACEN) colheu material do paciente e encaminhou à Fiocruz para ser feito o sequenciamento genético. Através do exame será possível comprovar se é um caso da variante Delta. Não há data prevista para o resultado, já que a amostra é investigada em outro estado.

A secretária reforça a importância de serem mantidos os cuidados preventivos e vacinar-se também. “Toda quarta é dia de vacinar e já estamos na faixa etária de 28 anos ou mais de idade. Se ainda não vacinou, se programe para a próxima quarta”. Além disso, o uso da máscara é obrigatório e usar sempre álcool em gel e evitar aglomerações.

Entenda o caso

Segundo a Sesapi o paciente já está imunizado com duas doses da vacina Coronavac e apresentou sintomas da Covid-19 depois de participar de um curso em Ribeirão Preto (SP). Antes de participar do curso, realizou exame de orofaringe e deu negativo. Mas um colega que estava no mesmo treinamento testou positivo para a Covid-19. 

No dia 07/08, o paciente retornou para o município de São João do Piauí e dia 09/08 começou a apresentar sintomas como obstrução nasal, dores no corpo e cefaleia. Foi feito exame de orofaringe com resultado positivo, sendo medicado por profissionais do município.

No dia 11/08, apresentou tosse e deficiência respiratória, sendo encaminhado ao município de São Raimundo Nonato para fazer uma Tomografia, onde o resultado apontou 25% de comprometimento pulmonar. Dia 15/08, ele foi encaminhado a Teresina, ainda com quadro de dispnéia, sendo internado no hospital da Unimed. No próprio hospital foi feita a coleta do material para PCR e encaminhado ao Lacen, com resultado positivo para Covid-19,  a amostra foi enviada à Fiocruz para sequenciamento, como medida de segurança.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.