SÃO PAULO INICIA APLICAÇÃO DE 3ª DOSE PARA IDOSOS E IMUNOSSUPRIMIDOS NESTE DIA 20 DE SETEMBRO/21

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

A Prefeitura de São Paulo dá início nesta segunda-feira (20) à imunização com a dose de reforço a dois novos grupos: idosos a partir de 80 anos que completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19 há pelo menos seis meses, e imunossuprimidos com 18 anos ou mais que já completaram o esquema vacinal há pelo menos 28 dias.

Juntos, esses dois grupos somam 162.415 pessoas, sendo 144.415 idosos acima de 80 anos, e 18 mil de imunossuprimidos - como pacientes que fazem quimioterapia para tratamento de câncer, hemodiálise ou transplantados, por exemplo- acima de 18 anos de idade.

Ambos poderão ir a qualquer posto de vacinação da capital para receber a terceira dose do imunizante. Segundo a prefeitura, a vacina a ser aplicada aos idosos será aquela que estiver disponível no posto de saúde.

Todos devem levar comprovante de vacinação, documento com foto e comprovante de residência na capital.

Para saber a situação das filas nos postos e também se há vacina disponível ou não, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda verificar o site "De olho na fila", que informa a situação das unidades.

Com relação aos pacientes acamados em domicílio, a vacinação é feita pela equipe da UBS (Unidade Básica de Saúde) de referência do usuário, assim como nas ILPIs (Instituições de Longa

Permanência para Idosos) e população indígena aldeada na cidade de São Paulo.
XEPA

A Secretaria Municipal da Saúde abriu a xepa de terceira dose de vacina na cidade de São Paulo para pessoas a partir de 60 anos e imunossuprimidos –como pacientes que fazem quimioterapia para tratamento de câncer, hemodiálise ou transplantados, por exemplo– com mais de 18 anos que tomaram a segunda dose ou única há pelo menos 28 dias.

As doses da xepa são aquelas que sobram em frascos abertos, mas não são aplicadas no público-alvo da campanha em horário próximo ao fechamento dos postos de saúde. No caso dos idosos é preciso ter tomado a segunda dose há ao menos seis meses.

Após de abertos os frascos, as doses vencem depois de seis (no caso da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer) e oito horas (a Coronavac, da Sinovac/Butantan).

Para ter direito às doses é preciso se inscrever no posto de saúde mais perto de casa ou do trabalho, para conseguir chegar rapidamente quando um atendente ligar informando sobre a sobra.

Fonte: Folhapress

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.