TEMPESTADE DE POERIA ENGOLE CIDADES DO INTERIOR DE SÃO PAULO E ASSUSTA MORADORES

 

Fenômeno foi registrado em municípios como Franca, Ribeirão Preto, Orlândia, Dumont e Jardinópolis

Moradores da cidade de Franca (SP) e de outros municípios da região de Ribeirão Preto (SP) se assustaram no domingo 26 quando viram se formar uma densa nuvem de poeira, empurrada por uma forte ventania, que obrigou comerciantes a fecharem seus estabelecimentos e causou dificuldades no trânsito.

As imagens viralizaram nas redes sociais e são, de fato, impressionantes. O fenômeno também foi registrado em Ribeirão Preto, Orlândia, Dumont e Jardinópolis, no interior paulista. Em todas essas cidades, houve falta de energia em alguns pontos e queda da internet.

Segundo meteorologistas, a tempestade de poeira ou “de areia” acontece quando temporais de chuva com ventos fortes entram em contato com o solo seco, encontrando resquícios de queimada, poeira e vegetação. Assim, forma-se um “rolo compressor” de sujeira que pode alcançar até 10 quilômetros de altura.

Os satélites do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mostraram que a cidade de Franca registrou ventos de até 60 quilômetros por hora no domingo. O município também estava sob alerta de tempestades com até 30 milímetros de chuva por hora e possibilidade de queda de granizo.

A estiagem prolongada na região também pode ter contribuído para a propagação de incêndios, favorecendo a formação da nuvem de poeira, de acordo com especialistas.

Veja alguns vídeos da tempestade de poeira clicando aquiaquiaqui e aqui.

REVISTA OESTE

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.