PROGRAMA CIDADANIA “O TITULO TÁ ON” PROMOVE ARTICULAÇÃO ENTRE JOVENS PARA O ALISTAMENTO ELEITORAL EM SIMÕES, CURRAL NOVO DO PIAUÍ E BETÂNIA DO PIAUÍ



Com a vigência da Constituição Federal de 1988, os jovens de 16 e 17 passaram a ter o direito de votar no processo eleitoral, ainda que de forma facultativa essa foi uma grande conquista para a juventude, dando-lhes poder de escolher seus representantes no processo eleitora.

Com esta motivação foi que o Instituto Votorantim, junto com o Instituto Terroá, realizou no Território Piauí (que corresponde os municípios de Simões, Curral Novo do Piauí e Betânia do Piauí) o Programa Cidadania O Titulo Tá On.

“Tudo iniciou com movimento ‘chegou a nossa vez, voto aos dezesseis’ por volta do ano de 1988, onde jovens reivindicavam o direito ao voto, e em seguida com o movimento ‘Se Liga 16’, que teve por objetivo principal motivar o público jovem entre 16 e 17 anos para o alistamento eleitoral nos anos 90, pois já era uma realidade possível aquela juventude. Hoje nosso jargão é ‘O Titulo Tá On’ e tem por objetivo motivar os jovens do nosso tempo quanto a importância do alistamento eleitoral, mas também da sua participação no processo democrático que é as Eleições” enfatiza Hugo Júnior, técnico mobilizador do Instituto Terroá.

Foram realizada visitas as escolas nos três municípios, entrevistas no radio e uma vasta divulgação nas mídias sociais, onde centenas de jovens foram alcançados, e muitos deles procurado a Justiça Eleitoral para o seu alistamento.

“Os jovens não são o futuro da nação, os jovens são o presente da nação, e o tempo de fazer a diferença não é amanhã, e sim: hoje!” afirma Hugo Júnior, já fazendo uma analise positiva dos resultados do Programa Cidadania.

“Um dos grandes fatores que dificultavam esses jovens ao alistamento eleitoral foi a pandemia, os cartórios passaram a atender de forma remota e muitos não sabiam. Com o Programa Cidadania O Titulo Tá On, nós não apenas mostramos o caminho que os jovens podiam percorrer, de forma online, para o alistamento, mas demos todo o suporte necessário para que tudo acontecesse de forma positiva” finaliza Hugo Júnior.

O primeiro balanço do Programa mostrou os seguintes resultados (em um mês de programa), Simões: 102 novos requerimentos; Curral Novo do Piauí: 19 novos requerimentos; e Betânia do Piauí: 07 novos requerimentos.







 

 

 

 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.