FOGOS ASSUSTAM CAVALOS E OS MESMOS SÃO ATROPELADPS NA BR-343

Cavalos que estavam na Expoapi na noite desta quarta-feira (09) se assustaram com o barulho de fogos de artifício usados durante um show e fugiram em direção à BR 343, nas proximidades do Parque de Exposições. Alguns animais foram atropelados e carros acabaram danificados.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram os momentos de aflição vivenciado por quem passava no local. 

Um dos cavalos atropelados ficou gravemente ferido e precisou passar por um procedimento cirúrgico ainda na rodovia. Veterinários que participavam do evento prestaram os primeiros atendimentos aos animais e ajudaram a controlar a situação. 

A quantidade de animais que se envolveram na situação não foi confirmada. A organização da Expoapi se manifestou sobre o episódio por meio de nota, em que afirma que os fogos foram utilizados pela produção de um dos artistas que se apresentava no evento. 

“Por tal motivo, é de se salientar que a queima de fogos não foi realizada pela organização do evento, que sempre cumpriu com o seu papel de forma íntegra e contumaz, tomando todos os cuidados e medidas necessárias para que a segurança seja priorizada em total observância a lei”, diz a nota, que é assinada pela Secretaria Estadual do Agronegócio, Associação Piauiense de Criadores de Zebu e Associação de Vaquejada do Piauí. 

Ainda na nota, a organização da Expoapi afirma que se colocou à disposição para prestar todo o auxílio necessário após o acidente. “Ainda que o infortúnio não tenha sido causado pelos organizadores, todas as providências foram imediatamente adotadas para dar assistência as pessoas e animais envolvidos nessa fatalidade”, diz a nota. 

A Polícia Rodoviária Federal ainda não se manifestou sobre  a situação. 

Lei proíbe fogos 

O governador Wellington Dias (PT) sancionou no final do último mês de novembro a lei que proíbe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios, assim como qualquer outro artefato pirotécnico com barulho de alta intensidade.

A Lei foi publicada no Diário Oficial do Estado de 30 de novembro e a proibição estende-se a todo o estado, em recintos fechados, abertos, áreas públicas e locais privados.

Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.