SIMÕES – ATRAVÉS DO DECRETO Nº 081/2021, PREFEITO ZÉ WLISSES, CONVOCA A IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

José Wilson de Carvalho -  Prefeito Municipal de Simões-PI, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo art. 60 do inciso IV da lei Orgânica Municipal e acatando a deliberação do Fórum Nacional de Educação - FNE e observando o art. 6o da Lei n 575/2015 - PME, estabelece a realização da IV Conferencia Municipal de Educação de Simões-Pl. 

DECRETA: 

Art. 1o - Fica Convocada a IV Conferencia Municipal de Educação de Simões - Pl a realizar-se no dia 20 de dezembro de 2021, a rua José Alves Sobrinho s/n no Auditório Eridalva Arcanja de Carvalho (Centro de Educação Municipal - CEM) com o tema: “INCLUSÃO, EQUIDADE E QUALIDADE: Compromisso com o futuro da Educação brasileira.

 Art. 2o - As Conferencias Municipais serão realizadas com intervalo de até quatro anos entre elas, com o objetivo de avaliar a execução do PNE (Plano Nacional de Educação) vigente e subsidiar a elaboração do PNE para o decênio subsequente.

Art. 3o - São objetivos específicos da IV Conferencia Municipal de Educação de Simões-Piaui.

I - Acompanhar e avaliar as deliberações da CONAE (Conferência Nacional de Educação) 2021, verificar seus impactos e proceder às atualizações necessárias;

 II - Avaliar a implementação do PNE, com destaque especifico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias, sem prescindir de uma análise global do plano;

III – Avaliar a implementação do Plano Municipal de Educação - PME, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais;

 IV - Conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024 2034;

Art. 4o - A conferencia Municipal de Educação, além do tema central será precedida dos seguintes eixos temáticos e sub-eixos, assim organizado; Eixo 1. O PNE 2024 - 2034: avaliação das diretrizes e metas: 

Estiveram presentes: O prefeito Zé wlisses, a 1ª dama Isamária Dantas, Vice-prefeita Claudeir Feitosa, Vereador Gilson Cândido, Secretário de administração Edilberto Abdias, secretária de assistência social Rúbia Moura, Chefe de gabinete Magno Dantas, secretário de meio ambiente Sr. Raimundo Leite, Pastor Florisval, da Igreja Batista e demais pessoas que representam  a sociedade simonense.

ZÉ WLISSES – PREFEITO DE SIMÕES-PI

Estamos aqui nesta manhã, onde acontece a IV conferência municipal de educação, com o tema: Inclusão, equidade e compromisso com a educação brasileira.

Desejo a todos que tenham uma excelente conferência, desejo também um feliz natal e próspero ano novo e com fé em Deus, termos um ano de 2022 cheio de boas realizações.

Declaro aberto os trabalhos desta IV conferência municipal de educação e meu muito obrigado.

 IRIS ELAINE – SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO.

 Com entusiasmo e esperança abro a IV Conferência Municipal de educação de Simões-Pl, terra dos ventos. E um momento de muita expectativa, de muito aprendizado e sobre tudo muita reflexão, ao realiza-la nos credenciamos a participar da Conferência Estadual e Conferência Nacional de Educação CONAE 2022 com tema: INCLUSAO EQUIDADE E QUALIDADE: compromisso com o futuro da Educação Brasileira.

 Paulo Freire, insistia que a "escola transformadora era a escola do companheirismo e da inclusão", nessa verdade reside a importância da nossa IV Conferência Municipal de Educação, um espaço democrático, aberto e norteador para que todos possam participar do processo de discursão, construção e aprovação de metas e estratégia para o novo Plano Nacional de Educação - PNE - promovendo o desenvolvimento da Educação em todas as esferas.

 O tema central da IV CONAE, conforme explicitado no seu Documento Referencial está dividido nos seguintes eixos:

 Eixo 1.O PNE 2024 2034: avaliação das diretrizes e metas (PNE 2014 A 2014)

 Eixo 2. Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.

 Eixo 3. Criação do SNE: avaliação da legislação inerente e do modelo em construção.

 Aproveito o momento para convidar todos os presentes a serem protagonistas e multiplicadores de ideias nesta conferência.

  Manifesto também gratidão e reconhecimento pela competência, amorosidade e compromisso de cada uma e cada um que faz  a educação da rede municipal de Simões, sobre tudo nesse período de Pandemia em que foi imposta uma nova ordem no formato do ensino do Brasil e do mundo.

 Nesse novo cenário todos os profissionais envolvidos no processo educacional tiveram de pensar e recriar estratégias para "tentar" minimizar danos maiores, de modo a evitar que o processo ensino aprendizagem não fosse totalmente interrompido.

 Desejamos que cada um dê sua contribuição neste dia , que tenham em mente que estão pensando, repensando, reinventando, relampejando e planejando uma educação de acolhimento, de superação das desigualdades e garantia do futuro de crianças, adolescentes e jovens e lembrem que o período pandêmico nos encontrou despreparados, pois se não fosse a coragem e determinação de todos que fazem a educação pública, teríamos sofrido o maior apagão educacional que a história já poderia ter registrado, pois ficamos reféns de um sistema tradicional, à deriva e sem orientação de como agir diante de tão grande desafio que foi e ainda é a pandemia, mesmo assim receosos e chorando todas as perdas de vidas, decidimos que era necessário continuar promovendo a educação para nossos alunos, pois era preciso encontrar o caminho novamente  para que nossos jovens e crianças continuassem a sonhar com seu projeto de vida e a ter esperança de que novas realidades podem ser construídas.

 Precisamos pensar em ações para ajudar nossos alunos a construir sentido, a serem protagonistas de seus projetos de vida, a encontrarem conexão entre o que é ensinado na escola com a vida cotidiana. As escolas estavam fisicamente fechadas, o distanciamento nos impedia de aproximar dos nossos alunos nosso bem maior, mas o mundo, o Brasil e nós da rede municipal de Simões, abrimos as portas para um mundo totalmente diferente pra a educação, marcado pelo lema "Novo Normal".

 Tudo foi emergencial e necessário e assim o fizemos, cumprindo todas as orientações e determinações. Aqui estamos para refletirmos sobre tudo o que aconteceu, rever estratégias construirmos metas para os desafios que temos pela frente. Encero a minha fala convidando todos a esperançar, que possamos nos dar as mãos e avançar rumo ao novo, construindo uma educação baseada nas necessidades do mundo atual. Desejo a todos uma grande conferência. Obrigada pela presença atenção.

IWRY PAIVA – CONSULTOR EM GESTÃO PÚBLICA E PALESTRANTE NO EVENTO.

A minha palestra teve a finalidade de dar introdução aos participantes. A temática do evento levou os participantes a discutirem o documento referência nos eixos temáticos desta IV conferência municipal de educação.

A palestra foi pautada em uma abordagem inicial, ou seja abordagem introdutória para que os participantes entender com mais clareza o documento referência e assim tornar mais fácil a discussão dos eixos.

Foram discutidos e votados os eixos por delegados eleitos na conferência, que representarão o município na conferência estadual.
















































Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.