10 CAPITAIS BRASILEIRAS ESTÃO EM ALERTA CRÍTICO POR CONTA DA VARIANTE ÔMICRON

 Nesta última quarta-feira (12) a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota para informar que um terço das unidades federativas e 10 capitais estão em alerta crítico ou intermediário em ocupação de leitos.

São elas: Fortaleza com 88% de ocupação, Recife (80%), Belo Horizonte (84%) e Goiânia (94%) estão na zona de alerta crítico e Porto Velho (76%), Macapá (60%), Maceió (68%), Salvador (68%), Vitória (77%) e Brasília (74%) na zona de alerta intermediário.

Apesar do grande volume de casos, pesquisadores da Fiocruz dizem que os números de internações em UTI são bem menores do que os do ano de 2021 e de que, apesar de os casos demandarem atenção dos gestores e o acionamento de planos de contingência, a Fiocruz considera que “Menções a um possível colapso no sistema de saúde, neste momento, são incomparáveis com o que foi vivenciado em 2021”.

  

Procedimento de testagem da Covid-19© Marcelo Camargo/Agência Brasil

Os pesquisadores da Fiocruz afirmam que esse cenário menos caótico do nosso sistema de saúde só é possível graças à vacinação e às características da Variante Ômicron. 

Especialistas ainda alertam que, apesar de nossa situação menos crítica do que a do ano passado, é importante nesse momento que aconteça uma reorganização da rede de serviços de saúde por conta dos desfalques de profissionais afastados por contrair a infecção e que prossiga o processo de imunização da população. 

AGÊNCIA BRASIL


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.