INMET EMITE NOVO ALERTA DE CHUVAS INTENSAS PARA TODO PIAUÍ

 Foto: Inmet 

 
 
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu neste sábado (01) um novo alerta laranja de chuvas intensas para o estado do Piauí. De acordo com o aviso, nas próximas 24 horas podem ocorrer chuvas com intensidade entre 30 e 60 milímetros/hora ou 50 e 100 milímetros/dia, além de ventos que podem chegar a até 100 km/h. 
 
Além das fortes chuvas e do vento, há também o risco de  corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
 
O novo alerta do Inmet é válido para os 224 municípios do Piauí, além de outros estados vizinhos, como Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. 
 
O alerta do Inmet reforça a tendência de fortes chuvas nos primeiros dias de 2022, que já havia sido apontada em previsões recentes. A chuva que caiu em Teresina durante a virada do ano, por exemplo, foi de 101,8 milímetros. “Deste volume, cerca de 50 mm ocorreu em apenas uma hora”, destacou o climatologista, Werton Costa.
 
Orientações 
 
Ainda no alerta, o Inmet destaca algumas orientações que devem ser seguidas em caso de fortes chuvas com rajadas de vento:
 
Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193)..
Natanael Souza
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.