ANVISA APROVA PRIMEIRO AUTOTESTE DE SALIVA PARA COVID

 


Outro autoteste, de cotonete no nariz, também foi aprovado; com novos registros, existem agora 4 autotestes liberados no país


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta sexta-feira (25), o primeiro autoteste para Covid-19 que usa a saliva para detectar a presença do vírus. Um segundo autoteste, que faz a coleta pelo cotonete no nariz, também foi aprovado.

Com os novos registros, existem agora 4 autotestes para Covid liberados no Brasil.

O teste de saliva aprovado é o "COVID Ag Oral Detect", registrado em nome da empresa Eco Diagnóstica Ltda. Ele será fabricado no Brasil e é o segundo teste dessa empresa aprovado no país.

A coleta requer que o usuário cuspa a saliva em um copo. Depois, com o cotonete que vem no kit, a pessoa transfere a quantidade necessária de saliva para um tubo de extração. A agência ressaltou a necessidade de ler as instruções antes de realizar o teste.

O segundo teste aprovado é o "SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE", registrado em nome da empresa Kovalent do Brasil Ltda. Ele também será fabricado no Brasil.

Segundo a Anvisa, o produto foi desenvolvido para coleta de amostra por swab nasal (cotonete no nariz), de forma não profunda (nas narinas) e terá embalagens com 1, 2 e 5 testes.

Testes aprovados

Até agora, existem 4 autotestes aprovados no Brasil:

  • "Novel Coronavírus (Covid-19) Autoteste Antígeno", da empresa CPMH Comércio e Indústria de Produtos Médicos-Hospitalares e Odontológicos (aprovado em 17 de fevereiro);
  • "Autoteste COVID Ag Detect", da empresa Eco Diagnostica Ltda (aprovado em 23 de fevereiro);
  • "COVID Ag Oral Detect", também da Eco Diagnóstica Ltda (aprovado em 25 de fevereiro);
  • "SGTi-flex COVID-19 Ag – AUTOTESTE", da empresa Kovalent do Brasil Ltda (aprovado em 25 de fevereiro).

Para obter o registro, os produtos são avaliados quanto à segurança, ao desempenho e ao atendimento aos requisitos legais exigidos dos autotestes. A Anvisa informou que um dos principais pontos de análise é que as instruções de uso estejam em linguagem simples, que permita a qualquer pessoa entender as orientações e utilizar o teste.

As informações são do g1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.