PIAUÍ ADERE À CAMPANHA NACIONAL `` NÃO ESQUEÇA DA HANSENÍASE´´

 

O Piauí abraça essa causa e junta-se ao Movimento Nacional para ajudar a combater o preconceito com uma doença que tem tratamento,  cura e os medicamentos são fornecidos pelo SUS.

FONTE - ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA SESAPI

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi),  assinou na tarde desta terça-feira (22), o termo de adesão à Campanha “Não Esqueça da Hanseníase”. A campanha é desenvolvida pelo Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) em todo o país e o Piauí é o terceiro estado do Nordeste a aderir.

O termo de adesão foi assinado pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto e pelo Coordenador do Morhan Estadual do Piauí, Ruimar Batista da Costa. O objetivo da campanha é promover a conscientização sobre a Hanseníase e combater a discriminação sofrida pelas pessoas afetadas pela doença, contribuindo para eliminar a hanseníase do país; divulgar o tema da campanha junto aos colaboradores e imprensa e organizar eventos relacionados ao tema.

De acordo com Florentino Neto, a Hanseníase ainda é uma doença cercada de desconhecimento, gerando muito preconceito. “O Piauí abraça essa causa e junta-se ao Movimento Nacional para ajudar a combater o preconceito com uma doença que tem tratamento,  cura e os medicamentos são fornecidos pelo SUS”, diz o gestor.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil hoje é líder mundial em prevalência da Hanseníase. A cada ano são mais de 30 mil novos casos da doença, dentre eles crianças e pacientes com sequelas irreversíveis. Em função da pandemia, estima-se que mais de 50% de casos novos deixaram de ser diagnosticados no país.



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.