COM RISCO DE CASA DESABAR, PIAUIENSE QUE MORA HÁ 30 ANOS EM SP, PLANEJA VOLTAR PARA OEIRAS-PI.

Em entrevista ao Mais Você, Darkue relatou que, no município, conquistou sua primeira casa própria, onde mora com dois filhos, netos e sobrinhos. A família, no entanto, corre risco de ficar desalojada, pois novos deslizamentos de terra, transbordamento de rios e alagamentos podem acontecer na região.

“Muitos [aqui] são da Bahia, Piauí, Maranhão. Quem primeiro mudou pra cá foi eu e meu vizinho, a gente construiu e é um sonho. Se eu for embora, é [para] a casa dos meus pais, lá no Piauí, que é Oeiras. É o jeito, tô tentando equilibrar um pouco a cabeça pra arrumar as coisas e sair”, contou Darkue.

Para a dona de casa, os dias têm sido de medo e angústia. Ela presenciou o desabamento ocorrido no último domingo (30) e conhecia as oito vítimas. Outras dez pessoas seguem desaparecidas e o Corpo de Bombeiros faz buscas na área.


“MUITA TRISTEZA, MUITA SOLIDÃO, DESESPERO. PORQUE ALI MORRERAM MUITAS PESSOAS QUE EU CONHECIA, TODOS EU CONHECIA. EU ESTAVA DORMINDO, QUANDO ACORDEI SÓ ESCUTEI UMA ‘ESTRALADEIRA’, QUEBRANDO COISA. QUANDO CORRI AQUI PRA FORA, JÁ CHAMEI MEUS DOIS NETOS QUE ESTAVAM COMIGO E FALEI ‘SOCORRO, SOCORRO’. FOI MUITA GRITARIA, MUITO CHORO”, RELATOU.


Com risco de casa desabar, piauiense que mora há 30 anos em SP planeja voltar para o Piauí — Foto: Reprodução/TV Globo

No dia da tragédia, a dona de casa chegou a abrigar quase 15 pessoas, que tiveram suas moradias atingidas pela lama e pela chuva. O terreno em que Darkue vive é dividido em cinco andares e residências, onde moram os familiares e uma amiga.

“Em cima mora meu filho, no meio eu, embaixo é minha filha. Eu estava com minha casa com quase 15 pessoas porque abriguei meus primos e sobrinhos. Tive muita ajuda das pessoas e tento fazer o melhor a cada dia”, afirmou a mulher.

Na vizinhança, muitas casas estão interditadas e os moradores foram retirados pela Defesa Civil, pois um morro, localizado no lado oposto da casa de Darkue, sofre grandes chances de deslizamento.

“A gente tá muito abalado, ninguém dorme, come direito. Do outro lado, os meus vizinhos todos já foram embora. Não tem mais ninguém, você não ver nenhuma lâmpada acesa”, completou Darkue Fontes.

Fonte: G1 Piauí

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.