EXAME PARA CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS DE JOVENS E ADULTOS INSCREVE ATÉ 11 DE MARÇO

 

Fonte - Assessoria de comunicação da SESAPI

Se você ainda não garantiu seu certificado de conclusão do Ensino Médio ou Fundamental, o Exame Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ECCEJA) ampliou o prazo de inscrições para o dia 11 de março de 2022. Você pode garantir a sua inscrição por meio do site da Seduc www.seduc.pi.gov.br/concursos.  

As provas acontecem no dia 10 de abril.

Para se inscrever, o participante deverá ter, obrigatoriamente, 15 anos completos até a data da realização das provas, se optar pelo Ensino Fundamental; e 18 anos completos, até a data da realização das provas, se a opção for para o Ensino Médio, lembrando que o participante que desejar se inscrever para o Ensino Médio deverá ter concluído o Ensino Fundamental.  

"A Seduc já publicou o edital do ECCEJA, que terá provas nos 21 municípios-sede das Gerências Regionais de Educação, para pessoas que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio, muitas das quais não têm tempo para frequentar uma escola. Ampliando os locais de aplicação, podemos atender um maior número de municípios, tendo em vista que o ENCCEJA, exame nacional, só aplica prova em 4 municípios e o Governo do Estado está dando essa oportunidade de alcançar mais municípios com a certificação estadual", disse a diretora de Unidade de Educação de Jovens e Adultos da Seduc, Conceição Andrade. 

A diretora disse ainda que aqueles que não conseguiram êxito em alguma área específica com o ENCCEJA nacional, podem adquirir pelo ECCEJA estadual. 

A participação no Ecceja (Exame Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é voluntária, gratuita e destinada a jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino (Fundamental ou Médio). 

O Exame é constituído de 4 provas objetivas, por nível de ensino, contendo 30 questões de múltipla escolha. A prova de Língua Portuguesa terá uma proposta de Redação.  

Provas para o Ensino Fundamental:  

Área de Conhecimento: 

Prova I: Ciências Naturais 

Prova II: Matemática 

Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação 

Prova IV: História e Geografia 

Provas para o Ensino Médio:   

Área de Conhecimento: 

Prova I: Ciências Naturais 

Prova II: Matemática 

Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação 

Prova IV: História e Geografia 

Confira o novo cronograma: 

 

Clique aqui e confira o edital


Clique aqui e confira a errata com o novo cronograma

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.