USO DE MÁSCARA PODE DEIXAR DE SER OBRIGATÓRIO NO BRASIL DEPOIS DO CARNAVAL

Wellington Dias,  também vai assinar um novo decreto com medidas para o Carnaval em todo o Piauí.

Governador do Piauí,  Wellington Dias (PT)

Governador do Piauí, Wellington Dias (PT)Foto: CCom

O uso da máscara de proteção pode deixar de ser obrigatório em algumas regiões do Brasil, revelou o governador Wellington Dias, na manhã desta segunda-feira (21).

“Vamos ter agora a parte do regramento sendo trabalhada pelo COE. Não é uma decisão só do Piauí, estamos tratando do Nordeste, do Fórum Nacional dos Governadores”, adiantou o governador Wellington Dias, durante a inauguração da Reforma do Semiliberdade – SASC, em Teresina. No local funciona o programa destinado para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa de semiliberdade. A unidade passou por uma reforma geral, incluindo pintura, a recuperação de paredes, telhado, instalação elétrica, hidráulica e sanitária, troca de piso, forro e portões, assim como algumas mudanças estruturais em alojamentos, construção de quadra esportiva e guarita

Pós Carnaval

Segundo Wellington Dias, depois do Carnaval Fórum Nacional dos Governadores, Comitê Científico do Nordeste e as secretarias de Saúde dos estados e municípios vão avaliar a curva de transmissibilidade da Covid-19.

Caso esses números sejam positivos, isto é, não haja uma elevação de casos e de mortes por Covid-19, existe a possibilidade de flexibilização do uso de máscaras. Caso contrário,  o uso da máscara vai continuar sendo obrigatório e as trições serão mantidas.  
“É possível já, desse acompanhamento pós carnaval, a gente verificando que estamos mantendo uma elevada vacinação, estamos mantendo um nível de transmissibilidade baixa, um nível de adoecimento baixo e um nível de mortalidade baixo, é possível já, em várias regiões de saúde, se liberar da obrigatoriedade do uso da máscara. Algo que há muito tempo todo mundo sonha” ,explicou Wellington Dias.

"Me alegra que é real a meta que estabelecemos de no Brasil alcançarmos a meta em 15 de março mais de 80% de vacinação com segunda dose. Porque é isso que controla o coronavírus", afirmou.
"Estamos em contato com a Anvisa para termos a aprovação de medicação contra o coronavírus”, revelou o governador. "A medicação ainda é cara. Há a necessidade de um acordo para a quebra de patentes com os laboratórios para que a gente possa ter, como no caso dos outros vírus, um remédio. E, com isso, termos uma condição de conviver com o coronavírus com mais segurança”, acrescentou.

“Vamos ter agora a parte do regramento sendo trabalhada pelo COE. Não é uma decisão só do Piauí, estamos tratando do Nordeste, do Fórum Nacional dos Governadores”, adiantou.

Governador Wellington Dias, no Palácio de Karnak, em Teresina
Foto: CCom

Novo decreto

O governador Wellington Dias vai assinar um novo decreto com medidas para o período de Carnaval em todo o Piauí.  “Sei que isso incomoda, mas é uma forma da gente dar o passo seguinte. Todo mundo sonha com esse momento em que tenhamos uma trégua, que tenhamos o caminho de volta para o que se denomina de nova normalidade. Chegamos muito próximos desse momento. Não vamos estragar por conta de um evento que teremos nos próximos anos”, advertiu.

Fonte: Paulo Pincel

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.