BARRAS, ESPERANTINA E LUZILÂNDIA TEM RIOS PRÓXIMOS DA COTA DE INUNDAÇÃO, ALERTA CPRM.

Foto: Kléber Oliveira / Revista AZ

Os rios Marataoan, Longá e Parnaíba estão próximos do nível de inundação em três municípios da região Norte do Piauí: Barras, Esperantina e Luzilândia, respectivamente. Os dados foram divulgados pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) nesta terça-feira (22/03). 

O rio que está mais próximo de atingir o nível de inundação é o Marataoan, no município de Barras (128 km de Teresina). A previsão da CPRM é que até as 13h45 desta terça (22) o rio alcance os 4 metros. Faltando apenas 20 centímetros para atingir o nível de inundação, que é de 4,20 metros. 

O segundo rio em nível mais crítico é o Longá, no município de Esperantina (146 km de Teresina). A estimativa do CPRM é que o rio atinja os 7,03 metros até as 13h45 também desta terça (23). Faltando 37 centímetros para o nível de inundação na cidade. 

Já o rio Parnaíba, em Luzilândia, atinge o nível de inundação com 5,70 metros. E previsão do CPRM é que até as 17h30 desta terça (23) o rio suba até 5,28 metros. Faltando somente 42 centímetros para o nível de inundação. 


Fonte: CPRM

Alerta de chuvas intensas 

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu na segunda-feira (21) um alerta laranja para 103 municípios localizados na região Centro e Norte do Piauí que estão com previsão de chuvas intensas

O alerta laranja atinge a região Centro e Norte do estado do Piauí, incluindo as cidades de Teresina, Esperantina, Barras, Luzilândia, Valença do Piauí, além de cidades do litoral piauiense, como Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia.

A previsão é de chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos de 60-100 km/h. Com esse tempo existe o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Nataniel Lima
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.