NOVO ALERTA DO INMET DESTACA PERIGO DE CHUVAS INTENSAS PARA 100% DOS MUNICÍPIOS NO PIAUÍ

Foto: Reprodução/Inmet

Um novo alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) que inicou às 10h desta quarta-feira (16) coloca todo o território do Piauí em perigo para chuvas intensas. O mapa publicado pelo Inmet mostra apenas o estado nessa situação no país. O alerta, na cor laranja, vai até às 10h desta quinta-feira.

Está previsto chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos que podem variar de 60 a 100 km/h.

O Instituto alerta sobre o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

No último sábado (12) o árbitro de futebol, Valdinar Rodrigues de Jesus, morreu ao ser atingido por um raio quando acompanhava um jogo no município de Jatobá do Piauí (a 138 km de Teresina). 

Para evitar acidentes, o Inmet divulgou as seguintes instruções:

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda)
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Desabrigados

Até o dia 11 de março, só em Teresina havia mais de 700 famílias desabrigadas por causa da chuva. A maior parte delas está em residências de familiares e a outra abrigada em escolas municipais. 

Hérlon Moraes
herlonmoraes@cidadeverde.com

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.