RENÚNCIA DE W. DIAS E POSSE DE REGINA, SAIBA COMO VAI SER.

 Governador deixará o cargo no dia 31 deste mês para concorrer ao Senado.

O governador Wellington Dias (PT) vai renunciar ao mandato no dia 31 deste mês. Ele encerrará sua quarta passagem pelo Palácio de Karnak nove meses antes do previsto, para ser candidato a senador. No lugar dele, a vice Regina Sousa (PT) vai assumir o cargo.

Será a primeira vez na história do Piauí que uma mulher vai ser empossada, de forma efetiva, como governadora do estado. Para essa mudança, alguns ritos legais precisam ser cumpridos. Esta coluna detalha como tudo vai acontecer.

Sai Wellington e entra Regina Sousa (Foto: Governo do Piauí)

Primeiro, o governador Wellington Dias envia uma carta de renúncia para a Assembleia Legislativa do Piauí. O Poder Legislativo estadual recebe a carta e em seguida declara vago o cargo de governador.

Uma vez declarada a vacância do cargo, a Assembleia convoca Regina Sousa para a posse. Ali mesmo, no Parlamento Estadual, Regina faz um juramento e é oficialmente empossada como governadora para o mandato que vai até 31 de dezembro de 2022.

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação do Governo do Piauí, Wellington Dias e Regina Sousa devem ir juntos para a Assembleia Legislativa no dia 31 de março.

Regina será a primeira governadora titular do mandato no PI (Foto: Governo do Piauí)

Logo após a posse regimental de Regina na Assembleia, ela e Wellington seguem para o Palácio de Karnak, onde será realizada uma solenidade de passagem da faixa de governador e discurso de ambos. Depois disso, Wellington Dias deixa a sede do palácio.

LUPA 1

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.