ADOLESCENTE QUE MORREU DE DENGUE NO PIAUÍ, BUSCOU ATENDIMENTO APÓS 10 DIAS COM SINTOMAS.

 adolescente que morreu vítima de dengue hemorrágica procurou um atendimento aproximadamente dez dias após sentir os primeiros sintomas da doença, de acordo com a equipe médica do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde, em  Parnaíba. A orientação é que a procura seja imediata após o surgimento dos primeiros sintomas.

A jovem faleceu no último domingo (17), no mesmo dia em que deu entrada no hospital. Ela tinha 17 anos e morava na cidade de Cocal, a 90 km de Parnaíba. Segundo o médico Carlos Teixeira, diretor do HEDA, ela sentiu os sintomas clássicos da dengue, mas procurou uma unidade de saúde na cidade somente quando já apresentava sangramento.

CLIQUE AQUI - ASSISTA VÍDEO

A jovem foi transferida imediatamente para o HEDA, único local que atende casos graves de dengue na região. Ainda no domingo ela sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

O diretor do HEDA orientou que as pessoas procurem uma unidade de saúde logo que surgirem os primeiros sintomas de dengue (veja a lista abaixo):

“Muitas vezes o paciente não vê a gravidade do caso, e evolui para uma hemorragia interna, ou outros tipos de complicações. Infelizmente, já chega ao hospital num estado praticamente irreversível”, explicou.

O diagnóstico de dengue é feito através de um exame laboratorial, que é coletado no hospital e enviado para o Laboratório Central do Piauí (Lacen). Enquanto o exame é analisado, o paciente recebe o atendimento para os sintomas da doença.

“Se apresentar os sintomas, procure imediatamente o hospital. O envio do exame pode dificultar a confirmação do diagnóstico no início, mas fazemos todo o tratamento desses pacientes e encaminhamos exames a cada dois dias, para confirmar”, explicou o médico.


A Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) confirmou, nesta terça-feira (19), a morte da adolescente por dengue hemorrágica, em Parnaíba, a 268 km de Teresina. O óbito é o segundo por dengue hemorrágica e o quarto pela doença no estado.

No Piauí, os casos de dengue aumentaram cerca de 489% em relação ao mesmo período de 2021, de janeiro até o dia 6 de abril. A transmissão da dengue acontece pela picada do mosquito Aedes Aegypti.

Saiba como se comporta o Aedes aegypti e os cuidados para se proteger do mosquito

Em Parnaíba, até o dia 6, apenas quatro casos haviam sido confirmados. Mas nas últimas duas semanas, o número subiu para 47 casos na cidade. Há ainda 94 casos em investigação. O município está entre os cinco do PIauí onde foram detectados o maior número de casos prováveis nos últimos meses.

Em Teresina, na última quarta-feira (13), uma mulher de 45 anos foi vítima da doença. O primeiro óbito foi um jovem de 19 anos, que estava internado em um hospital público, e o segundo foi uma criança de 9 anos, em um hospital privado do município.

Sintomas

De acordo com a comunidade médica, a dengue pode se manifestar de forma leve, moderada, ou grave. Os sintomas podem ser similares aos de outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como a Febre Amarela, o Chikungunya e a Zika. Por isso, o diagnóstico precisa ser realizado pelo médico por meio de exame de sangue.

G1 PI

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.