JAPÃO | PESSOA MAIS VELHA DO MUNDO MORRE AOS 119 ANOS



A japonesa Kane Tanaka morava em uma casa de repouso e tinha uma saúde relativamente boa. Ela morreu na terça (19/4)SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)

Uma mulher japonesa reconhecida como a pessoa mais velha do mundo morreu aos 119 anos, anunciaram nesta segunda-feira (25) as autoridades locais da região de Fukuoka, no sudoeste do Japão.

Kane Tanaka nasceu em 2 de janeiro de 1903, mesmo ano em que Marie Curie se tornou a primeira mulher a vencer um Prêmio Nobel, que os irmãos Wright realizaram seu primeiro voo com uma aeronave motorizada e que a montadora Ford foi fundada nos EUA.Ela tinha uma saúde relativamente boa até recentemente e morava em uma casa de repouso, onde gostava de jogos de tabuleiro, de resolver problemas matemáticos, tomar refrigerante e comer chocolate.

Em janeiro, o espanhol Saturnino de la Fuente García, considerado o homem mais velho do mundo, morreu em León.

Foto: Guinness World Records/Divulgação 


Sua rotina diária nos últimos tempos incluía acordar às 6h e dedicar as tardes ao estudo de matemática e à prática de caligrafia. "Um dos passatempos favoritos de Kane é uma partida de Othello [jogo de tabuleiro], e ela vence com frequência os funcionários da residência", afirmou o Guinness em um perfil da japonesa.

O livro dos recordes a certificou como a pessoa mais velha do mundo em 2019. Na ocasião, perguntada sobre em que momento da vida havia sido mais feliz, ela respondeu: "Agora".

A morte ocorreu na terça-feira passada (19), mas só foi divulgada nesta segunda, com a senilidade apontada como causa.

Kane se casou com Hideo Tanaka há um século, em 1922, com quem teve quatro filhos e adotou um quinto. Na juventude, teve vários negócios, incluindo uma loja de macarrão e uma de bolos de arroz.

Ela pretendia usar uma cadeira de rodas para participar do revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos de Tóquio, mas a pandemia impediu sua presença.

Kane Tanaka, a pessoa mais velha do mundo, completou 119 anos no dia 2 de janeiro - Acervo da família/Twitter

Acervo da família/Twitter

O governador local, Seitaro Hattori, lamentou a morte de Kane. "Eu planejava me encontrar com ela no Dia do Respeito aos Idosos deste ano [data nacional comemorada em setembro] e celebrar com seu refrigerante e chocolate. A notícia me deixa muito triste", afirmou, em comunicado.

De acordo com dados do Banco Mundial, o Japão é o país com a população mais longeva do mundo, com 28% de pessoas com 65 anos ou mais. Dados de setembro indicavam 86.510 centenários, 90% deles mulheres.

A pessoa viva mais velha verificada pelo Guinness foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu aos 122 anos e 164 dias em 1997.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.