TERESINA | TENSÃO ELEITORAL FAZ VEREADORES ANTECIPAREM ELEIÇÃO PARA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

 

Tensão eleitoral faz vereadores anteciparem eleição para a presidência da Câmara

 Imprimir

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com 

Os vereadores de Teresina aprovaram nesta terça-feira (14) um requerimento que antecipa a eleição da presidência da Câmara Municipal para amanhã (15). A proposição foi feita pelo vereador Deolindo Moura (PT) e foi subscrita por pelo menos 17 parlamentares da Casa. 

A eleição da Mesa Diretora poderia acontecer até o dia 31 de dezembro, quando termina o mandato do atual presidente, Jeová Alencar (Republicanos).

Durante a sessão, uma chapa encabeçada pelo vereador Enzo Samuel (PDT), ex-líder do prefeito foi lançada. Parlamentares como Deolindo Moura, Evandro Hidd (PDT) e Pollyana Rocha (PV) manifestaram apoio à candidatura. 

O requerimento foi aprovado com duas abstenções: Dudu Borges (PT)  e Ismael Silva (PSD).

O presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos), explicou que o motivo pelo qual o plenário antecipou a eleição da Mesa Diretora foi o acirramento político provocado pelas eleições estaduais de 2022 que, segundo ele, pode influenciar a unidade na Casa durante a escolha do sucessor. 

“O vereador Deolindo Moura colocou no projeto a questão do acirramento político, pois o pós poderá atrapalhar na eleição já para dezembro. Então, buscando a unidade nesta Casa se entendeu que seria melhor antecipar a eleição e já lançar o nome do vereador Enzo, mas está aberta a qualquer um dos 29 vereadores colocar seu nome”, destacou Jeová. 

A antecipação da eleição é vista como uma manobra que pode prejudicar um possível candidatura à presidência que seria lançada com o apoio do Palácio da Cidade: o vereador Renato Berger (PSD), que saiu da Câmara para assumir a Secretaria de Esportes. 

Jeová Alencar, no entanto, afastou a possibilidade e disse que o parlamentar, retornando à Casa, também poderá lançar uma chapa para disputar o cargo. 

“Aqui é uma eleição interna da Casa, não tem nada a ver com nenhum tipo de problema político. É apenas sobre a administração interna da Casa. Aqui é um processo democrático, aberto limpo, que qualquer um dos 29 vereadores pode retornar”, destacou. 

A decisão pela antecipação ocorreu também um dia após o Enzo Samuel conversar com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) e deixar o cargo de líder na Câmara. A saída ocorreu pois o vereador estaria sendo isolado frente à uma articulação política liderada pelo vice-prefeito Robert Rios (Republicanos).

ENZO SAMUEL DIZ ESTAR À DISPOSIÇÃO 

Enzo Samuel garantiu que há tempo o suficiente para o diálogo para a eleição. O próximo passo será o registro das chapas, que pode ocorrer até o início da sessão da quarta-feira (15). Neste momento, ele se reúne com os demais parlamentares para que seja montada a chapa da eleição. 

Até o momento, o vereador Edson Melo (PSDB) já colocou o nome do vereador Paulo Lopes (PSDB) para a primeira secretária. 

“O momento agora é de ter calma e tranquilidade. A Câmara antecipou para que não haja interferência das eleições estaduais no processo e acho que os 29 vereadores estão aptos a votarem e serem votados. Vamos dialogar e há tempo o suficiente para dialogar e se a maioria bem entender nosso nome está à disposição”, destacou. 

Enzo Samuel também negou qualquer atrito com o grupo do prefeito Dr. Pessoa. Ele afirmou que independente do presidente escolhido o chefe do Executivo tem a maioria na Casa. Por outro lado, defendeu a autonomia e independência da Câmara. 

“O prefeito tem uma base, tem a maioria aqui na Casa. Todos tem um grande respeito por ele. A eleição é algo interno da Casa. Todos sabem que sempre defendi uma casa independente, fiz parte de uma gestão anterior que era da base, mas sempre apoiei que a Câmara tivesse sua autonomia e nem por isso houve divergência, a gestão passada continuou com a maioria”, declarou. 

Flash Paula Sampaio
redacao@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.