RAFAEL FONTELES, MINISTRA PALESTRA SOBRE DESENVOLVIMENTO DE LONGO PRAZO NO PIAUÍ
O governador Rafael Fonteles ministrou a palestra “Diretrizes para o Desenvolvimento de Longo Prazo do Estado do Piauí (DDLPI)", nesta segunda-feira (08/04), às 18h30, no Centro de Convenções de Teresina. O evento reuniu mais de mil representantes de diferentes instituições e do setor produtivo para apresentar um novo Piauí de oportunidades e potencialidades, de forma a atrair novos investimentos.
Ao longo de oito missões internacionais desde o início de sua gestão, o governador apresentou as riquezas e diferenciais do Piauí para investidores, empresários e empreendedores, especialmente nas áreas do agronegócio, mineração, infraestrutura, inovação, energias renováveis e turismo.
Para os mais de mil convidados, dentre empresários e representantes de instituições setoriais, órgãos de classe, movimentos sociais, secretarias do governo, parlamentares e sociedade civil, o governador apresentou as principais agendas de desenvolvimento do Piauí.
Aos jornalistas, o governador do Piauí, Rafael Fonteles comentou sobre a importância do equilíbrio entre a manutenção das demandas públicas de curto prazo e as diretrizes para o desenvolvimento de longo prazo, falando também da importância da cooperação de líderes políticos, institucionais e empresariais para execução dessas ideias que visam o desenvolvimento socioeconômico do estado.
"Às vezes ficamos muito preocupados com as emergências, com os problemas de curto prazo que claro, são fundamentais, mas nós temos que ter um tempo dedicado a pensar o longo prazo e a unir esforço na mesma direção para a gente alcançar esse verdadeiro desenvolvimento, que depende muito mais de nós dos fatores humanos internos aqui do lugar, no caso do Piauí, do que de fatores externos ou do que de fatores naturais. Então, é essa mensagem que a gente vai passar para líderes políticos, institucionais, empresariais, líderes também sociais, acadêmicos, porque todos temos que estar na mesma direção para a gente garantir esse desenvolvimento socioeconômico verdadeiro para o nosso povo" disse Rafael Fonteles.
Victor Hugo Almeida, presidente da Investe Piauí, discorreu sobre o evento e a o trabalho que os representantes do Piauí vem fazendo no que diz respeito aos investimentos em setores fundamentais para o desenvolvimento estadual a médio e longo prazo.
"Então, hoje o governador vai compartilhar tudo o que está sendo atraído, todos os negócios em implantação no Estado, todos os planos em curso e a ideia é compartilhar com toda essa classe intelectual e empresarial do estado e criar, a partir deste momento de hoje, um grande movimento em prol do desenvolvimento desses projetos. A gente sabe que não é só hidrogênio verde, com ele vai gerar outros negócios, muito emprego, muita renda, outros trabalhos vão acontecer a partir disso" disse.
O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Teresina, Fábio Novo, enalteceu a atuação do governador do Piauí, Rafael Fonteles e toda sua equipe no trabalho que vêm fazendo no que diz respeito à investimentos em energia limpa, tão abudante em nosso estado.
"Bom, um estado que consegue planejar o que quer para o seu futuro é um estado que realmente consegue se encontrar. Nós temos muita água, nós temos muito sol, nós temos muito vento. Isso pode fazer com que nós tenhamos energia limpa no momento que o país e o mundo pede a descarbonização do planeta. E podemos oferecer, de forma muito mais barata, um novo combustível que não carboniza o planeta e que não aquece o planeta, que é o hidrogênio verde" comentou.
O diretor da Green Energy, Dener Miranda, comentou sobre a importância de eventos como este para buscar investimentos e ressaltar a importância de capital humano qualificado para execução de projetos com tamanha magnitude como os que o Piauí vem planejando e executando.
"O governador busca de fato casar todos os grandes projetos que estão sendo planejados e implantados no estado e o hidrogênio com certeza é uma das grandes estrelas disso por representar o principal volume de de investimento e também o principal volume transformador, não apenas de valor de mercado, de valor de produção, mas de valor humano. É um setor que vai precisar de um capital humano muito bem capacitado, muito bem treinado e a gente espera, a gente quer que esse capital humano venha e seja o máximo possível do Piauí" disse.
Nenhum comentário