ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS NO PIAUÍ RETOMA NÍVEL DE ANTES DA PANDEMIA.


O índice piauiense fechou em 52%, quatro pontos a menos que a média nacional (56%)

Pouco mais da metade das crianças que estudam em escolas da rede pública piauiense foram alfabetizadas na idade certa, em 2023. O dado é inédito e faz parte do primeiro relatório do programa Criança Alfabetizada, do governo federal, e foi divulgado na última terça-feira (28/05) pelo Ministério da Educação (MEC). O índice piauiense fechou em 52%, quatro pontos a menos que a média nacional (56%). 

Foto: Tony Wiston/Agência BrasilAlfabetização de crianças no Piauí retoma nível pré-pandemia
Alfabetização de crianças no Piauí retoma nível pré-pandemia

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada busca, em regime de colaboração entre a União, os estados e os municípios, garantir a alfabetização de todas as crianças no país até o 2º ano do ensino fundamental, além da recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º anos, afetadas pela pandemia. E no Piauí esse índice não só foi recuperado, como ultrapassou o registrado em 2019, que foi de 50%. 

Foto: ReproduçãoAlfabetização de crianças no Piauí retoma nível pré-pandemia
Alfabetização de crianças no Piauí retoma nível pré-pandemia

Na pandemia da Covid-19, a taxa de alfabetização no Piauí, desse grupo de estudantes, ficou em 37%. O MEC divulgou, também, a porcentagem de crianças alfabetizadas em cada Estado. Os que tiveram índices mais altos foram Ceará (85%), Paraná (73%) e Espírito Santo (68%). Sergipe teve o pior resultado com apenas 31%. Aderiram à iniciativa 100% dos estados e 99,8% dos municípios. Mais de R$ 1 bilhão já foi investido no programa. 

O compromisso tem como objetivo articular ações, em todas as esferas governamentais, para garantir que 100% das crianças até sete anos de idade saibam ler e escrever. Com isso, foi criada essa nova ferramenta de avaliação, capaz de traçar um diagnóstico mais preciso da situação de cada rede. Até então, a principal prova para “medir” os conhecimentos das crianças era o Saeb. 

Foto: ReproduçãoAlfabetização de crianças no Piauí retoma nível pré-pandemia
Alfabetização de crianças no Piauí retoma nível pré-pandemia

Só que o foco do Saeb, que é Sistema de Avaliação da Educação Básica, são os alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e do 3º ano do ensino médio, que respondem questões de português e matemática. Com a nova mudança, os estudantes são considerados alfabéticos quando conseguem ler pequenos textos, compreendendo informações básicas e realizando inferências simples, inclusive em material visual, como tirinhas e histórias em quadrinhos. 

E com o propósito de assegurar as condições necessárias para que todas as crianças piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental, justamente com esse domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) lançou, há três anos, o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). Mais de 200 mil estudantes piauienses já passaram pela ação. 

Entre as principais ações implementadas, destacam-se as formações continuadas de 23.796 professores e 5.232 gestores escolares da creche até o 2° ano do Ensino Fundamental; a distribuição de Material Didático Complementar produzido por professores piauienses; a realização de encontros formativos e mentorias para os Dirigentes Municipais da Educação e as equipes técnicas das secretarias municipais da educação em todos os municípios.  

"Um investimento de mais de 94 milhões para garantir que até os 7 anos de idade, todas as crianças saibam ler, escrever e fazer contas simples", afirma Washington Bandeira, secretário da Seduc, acrescentando que, ano passado, o governador Rafael Fonteles, por meio da Seduc, lançou o Pacto pela Educação, uma política de Estado para ampliar os investimentos e fortalecer o Regime de Colaboração com os municípios. 

Foto: Aric LeiteSecretário Estadual de Educação, Washington Bandeira
Secretário Estadual de Educação, Washington Bandeira

Conecta piauí

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.