PREFEITA TEVE PERNA AMPUTADA; SAIBA O MOTIVO.





Prefeita da cidade de Trombudo Central (SC), Geovana Gessner, está internada na UTI e passou por cirurgia para amputar a perna esquerda devido a trombose
Redação Portal O Dia

Geovana Gessner, de 39 anos, prefeita da cidade de Trombudo Central (SC), está internada na na UTI após ser diagnosticada com trombose. Na segunda-feira (23), a gestora passou por uma cirurgia para amputar a perna esquerda.

Segundo informações divulgadas pela prefeitura da cidade nesta terça-feira (24), Geovana está internada desde sexta-feira (20) e necessita de ventilação mecânica para respirar. Ela está em tratamento em um hospital de Rio do Sul, cidade da mesma região. Reeleita nas últimas eleições, Geovana não concorre em pleitos neste ano.

ReproduçãoPrefeita tem perna amputada devido a trombose; saiba identificar os sintomas

De acordo com a prefeitura, a prefeita Geovana Gessner passou por várias cirurgias ao longo do ano devido à trombose. Na última sexta-feira, após apresentar complicações nas pernas, foi novamente hospitalizada. O boletim médico mais recente, divulgado na segunda-feira, informou que ela estava sob cuidados intensivos e que as próximas horas seriam cruciais para avaliar a evolução de seu quadro de saúde.
O que é a trombose?

A trombose ocorre quando há formação de um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias grandes das pernas e das coxas. Esse coágulo bloqueia o fluxo de sangue e causa inchaço e dor na região. O problema maior é quando um coágulo se desprende e se movimenta na corrente sanguínea, em um processo chamado de embolia. Uma embolia pode ficar presa no cérebro, nos pulmões, no coração ou em outra área, levando a lesões graves.

A trombose ocorre, geralmente, após cirurgia, corte ou falta de movimento por muito tempo, sendo mais frequente após procedimentos cirúrgicos ortopédicos, oncológicos e ginecológicos. Apesar de ser um problema que geralmente afeta mais mulheres, homens também podem ter trombose. Em números, quando é avaliada apenas a faixa entre 20 a 40 anos, a incidência de trombose é um pouco maior nas mulheres pela maior exposição a fatores de risco, como anticoncepcionais e gestações.

A trombose, se não tratada corretamente, pode evoluir para algumas complicações, como a embolia, e provocar, inclusive a morte. Por isso, assim que surgirem os primeiros sintomas, procure imediatamente um médico.

A trombose venosa profunda pode ser absolutamente assintomática. Quando presentes, os principais sintomas são nessa forma da doença são:dor;
calor;
vermelhidão;
rigidez da musculatura na região em que se formou o trombo.

Os pacientes submetidos a cirurgias de joelho, quadril e trauma (como fraturas) são os principais grupos de risco. A trombose que pode ocorrer após uma cirurgia ortopédica é geralmente localizada nas pernas, provocando entupimento da veia, causando dor e inchaço. Às vezes coágulos podem se soltar, viajando pelo sangue até ‘encalhar’ no pulmão, o que é chamado de embolia pulmonar. Essa condição, que provoca uma súbita falta de ar, pode ser bastante grave e exige atendimento imediato.
Sinais claros podem indicar o desenvolvimento de coágulos sanguíneos (trombose):Uma dor diferente da dor da cirurgia
Vermelhidão ao longo da perna (que aparece de repente ou inchaço que está piorando)
Inchaço na perna (que apareceu de repente ou inchaço que está piorando)
Aumento da temperatura (calor) da perna que está doendo
Respiração curta e rápida e palpitações, podendo acontecer algum desmaio
Tosse com sangue
Dor no peito ou nas costas (que não é comum)

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.

MEIO NORTE

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.