APÓS CONFUSÃO, SALÁRIO DE DEZEMBRO FOI DEPOSITADO NA CONTA DE SERVIDORES DA PREFEITURA.

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O salário dos servidores públicos da Prefeitura de Teresina,  voltou a ser creditado em conta na tarde deste sábado (28). A informação foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm), Sinésio Soares, e pela Assessoria de Comunicação do Banco do Brasil, na tarde de hoje.

A movimentação de entrada e saída do salário das contas foi denunciada pelos servidores municipais na manhã de hoje (28). Procurado, o secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, explicou que todos os trâmites legais foram cumpridos e o valor da folha foi depositado, mas que um “eventual erro técnico” do Banco do Brasil pode ter causado o problema.

Também procurado pelo Cidadeverde.com, o Banco do Brasil, informou por meio de nota que o pagamento estava agendado para acontecer na próxima segunda-feira (30). Posteriormente, o banco informou que 100% dos servidores públicos municipais já estavam com o salário disponível em conta. 

Entenda o caso

Neste sábado (28) os funcionários foram surpreendidos por uma movimentação atípica em suas contas bancárias. Os servidores ouvidos pelo Cidadeverde.com explicaram e apresentaram extratos bancários para comprovar que ocorreu o depósito do salário e o valor foi, em seguida, estornado [retirado] das contas.

Esse movimento assustou os servidores que buscaram por meio da imprensa uma resposta para o fato inusitado.

“A Prefeitura cumpriu todos os seus trâmites, depositou o valor no Banco do Brasil, que creditou os valores e depois estornou. O que estamos entendendo a princípio, e acabamos de ter essa informação em uma conversa com o próprio superintendente do banco, é de que ao mudar o horário de um dia para o outro, os computadores do banco bloquearam outra vez as contas e fizeram o estorno. Na realidade o valor foi creditado porque a Prefeitura tinha saldo na conta. O Banco do Brasil desbloqueou a conta para que houvesse o crédito na conta, com a determinação do TCE, que havia bloqueado e depois emitiu uma autorização para que desbloqueasse o valor da folha”, disse o gestor.

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) determinou no dia 23 de dezembro o bloqueio das contas bancárias da Prefeitura de Teresina até o final do exercício financeiro de 2024. A decisão, de caráter liminar, foi proferida pelo conselheiro presidente Joaquim Kennedy Nogueira Barros, após denúncia apresentada pela Equipe de Transição, representada pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar (Republicanos).

Após o bloqueio, a Prefeitura informou a suspensão do pagamento dos servidores, agendada para acontecer no dia 24 de dezembro, embora o TCE tenha afirmado que o bloqueio não impedia o pagamento da folha de servidores.

O desbloqueio parcial das contas foi autorizado no dia 26 de dezembro pelo TCE.

    Nota Banco do Brasil

    O Banco do Brasil esclarece que as contas da Prefeitura de Teresina (PI) estavam bloqueadas por determinação do TCE PI.

    Na sexta feira, 27, o banco recebeu a determinação judicial para liberação das contas com o objetivo de realizar o pagamento dos proventos dos servidores.

    O BB realizou os procedimentos de desbloqueio das contas e o Município realizou o agendamento dos pagamentos para crédito na segunda-feira, 30.

    O Banco do Brasil reafirma o seu empenho para que os créditos dos proventos ocorram dentro do prazo estipulado.

     CidadeVerde.com

    Nenhum comentário

    Tecnologia do Blogger.