POLÍTICA - COLUNA TEMPO REAL DE ELIVALDO BARBOSA.

 

O recado de Carlos Lupi para o PDT do Piauí

CIDADEVERDE.C0M

O presidente estadual do PDT, Evandro Hidd, foi recebido, em Brasília, pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi, presidente nacional licenciado da sigla. Sobre estratégias para as disputas eleitorais do próximo ano, Lupi reforçou a política de alianças do PDT no campo da esquerda e na base aliada ao presidente Lula. No cenário do Piauí, a orientação nacional do PDT é para lançamento de chapas competitivas de candidatos a deputado estadual e, principalmente, à Câmara Federal. Evandro Hidd informou ao ministro que o PDT piauiense já está executando a missão política. O presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB), testemunhou a conversa. Na base aliada ao governador Rafael Fonteles, o PDT trabalha na formação de chapas proporcionais, mesmo com resistência de setores do bloco governista.

Fernando Haddad na Comissão de Finanças da Câmara Federal

Foto enviada à coluna

O presidente da Comissão de Finanças e Tributação, Rogério Correia (PT-MG), e o vice-presidente,  Florentino Neto (PT-PI), convidaram o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para participar de audiência no colegiado. A pauta será o pacote de medidas do governo para o equilíbrio fiscal.

Ciro Nogueira recebe visita de Severo Eulálio

Foto enviada à coluna

O presidente da Assembleia Legislativa, Severo Eulálio (MDB), cumpriu extensa agenda de visitas em Brasília. Há cerca de uma semana, a ida do vice-governador Themístocles Filho (MDB) para uma reunião com o senador Ciro Nogueira deu o que falar. Agora quem esteve com o parlamentar do Progressistas, em seu gabinete em Brasília, foi o
 Severo Eulálio, acompanhado dos diretores Evandro Hidd e Luciano Nunes. Segundo Severo, encontro amistoso, de cortesia, sem vínculação política. O presidente da Alepi também esteve com o senador Marcelo Castro (MDB), em reunião no ministério dos Transportes e no DNIT. Na parte política da conversa, Ciro Nogueira confirmou o bom andamento do projeto de candidatura à reeleição para o Senado Federal.
 

Os números da Federação Progressistas/União Brasil

Em etapa final  de formalização, a aliança do Progressistas com o União Brasil no formato de federação partidária nasce turbinada e influente. Os números revelam a força da principal estrutura política do centrão. Serão 14 senadores, mesmo número do PSD, que liderava bancada no Senado; 109 deputados federais, maior representação na Câmara Federal; 1.350 prefeitos e 12,5 mil vereadores. No Piauí, a coalizão conta  com um senador, dois deputados federais, quatro estaduais, três vereadores em Teresina e muitas prefeituras, com destaques para a capital e Parnaíba, a segunda maior cidade do estado.

Zé Filho na direção da Associação Nordeste Forte

Foto enviada à coluna

O presidente da FIEPI (Federação das Indústrias do Piauí), Zé Filho, tomou posse como vice-presidente Tesoureiro da Associação Nordeste Forte, juntamente com toda a nova diretoria. O presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, Cassiano Pascoal Pereira Neto, é o novo presidente.
A posse contou com  presenças do presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), Ricardo Alban, do senador piauiense Ciro Nogueira, senadores Efraim Filho e  Veneziano Vital do Rêgo, diretor de Assuntos Econômicos da FIEPI, Freitas Neto, presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara, governador do Goiás, Ronaldo Caiado, e o presidente do TCU (tribunal de Contas da União), Vital Rêgo.

Força feminina na Câmara Municipal de Teresina

Foto enviada à coluna

Vereadora Lucy Soares (MDB) presidiu, na terça-feira,25, pela primeira vez, a sessão ordinária na Câmara Municipal de Teresina. Juntamente com a vereadora Elzuila Calisto (PT), que integrou a mesa que dirigiu a sessão,  mostrou a força da bancada feminina daquela casa. ‎ ‎

Gessivaldo recua no plano de mudar de partido

O deputado estadual Gessivaldo Isaias afirma que seguir no Republicanos para buscar a reeleição  é o plano A na estratégia política para 2026. Sob a liderança do deputado federal Jadyel Alencar, o Republicanos investe na formação de chapas competitivas para Câmara Federal e Assembleia Legislativa. "Construimos história no partido e estamos empenhados no esforço para formar chapas proporcionais para as eleições do próximo ano; nosso propósito é seguir no Republicanos", afirma o parlamentar. Gessivaldo tem sido cortejado pelo Progressistas, mas recuou na estratégia de trocar de legenda para concorrer no pleito de 2026.

Alinhamento no PT

Foto enviada à coluna

O ministro Wellington Dias e os deputados Florentino Neto, Francisco Costa e Flávio Nogueira participaram de uma reunião com o presidente nacional do PT, senador Humberto Costa. Discutiram os rumos do PED  (Processo de Eleições Diretas) e o fortalecimento do PT no Piauí. O ministro, os deputados e o presidente nacional do PT são da tendência CNB (Construindo Um Novo Brasil), o chamado campo majoritário petista.
 

Sebastião Martins diz que TRE está pronto para eleição com redução de bancadas

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí, Sebastião Ribeiro Martins, reconhece que a redução de 10 para 08 deputados federais e de 30 para 24 estaduais já está consagrada legalmente em decisão do STF (Supremo Tribunal Federal). Só um esforço em andamento na Câmara Federal pode mudar essa tendência. "A Justiça Eleitoral do Piauí está pronta para implantar a nova regra", afirma o desembargador presidente do TRE-PI.

Juiz Edson Alves no TRE-PI

Fotos: Elivaldo Barbosa/Cidadeverde.com

O juiz da 10ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Piauí, Edson Alves da Silva, é o novo membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI). A posse aconteceu na manhã desta segunda-feira(24). 

O presidente da corte, o desembargador Sebastião Martins, lembrou que o plenário agora está completo com a posse do juiz Edson Alves, substituindo Lirton Nogueira, que renunciou na semana passada. 

Para o novo juiz a missão é nobre e desafiadora. “Prezo pelos valores da defesa da democracia e isso vai me guiar nessa missão como membro afetivo desta corte”, destacou o novo juiz. 

Para Sebastião Martins a justiça eleitoral está pronta para as eleições de 2026.

"Com o plenário completo, a Justiça Eleitoral fica em condições de responder às demandas de hoje e de pleno preparo para os desafios de conduzir o processo eleitoral de 2026 no Piauí. E temos certeza que cumpriremos o nosso papel", enfatiza desembargador Sebastião Ribeiro Martins ao se referir à posse do juiz Edson Alves da Silva como membro afetivo da corte nos próximos dois anos.

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.