CRIANÇA DE 3 ANOS FOI DIAGNOSTICADA COM FEBRE AFTOSA.
Filha da cantora Tays Reis é diagnosticada com febre aftosa; veja os sintomas.
A possível confusão entre febre aftosa e mão-pé-boca levou a cantora a questionar se o diagnóstico médico estaria equivocado.
A cantora Tays Reis revelou que sua filha Pietra, de quase três anos, foi diagnosticada com febre aftosa. A informação foi compartilhada nas redes sociais nesta terça-feira (1°). A informação foi compartilhada por meio de vídeos nos stories do Instagram, onde a artista detalhou os sintomas da criança e levantou dúvidas sobre o diagnóstico médico.

Em vídeos publicados no Instagram, Tays relatou que a criança apresentou sintomas como lesões na boca, bolhas nas mãos e nos pés, e episódios frequentes de dor intensa. Ela afirmou que a filha acorda gritando de dor durante a madrugada e que, conforme orientação médica, o tratamento se limita ao alívio dos sintomas. "A Pietra está chorando de dor desde cedo, e eu não sei mais o que fazer. Fomos ao hospital, mas não adiantou nada", disse a cantora.
A mãe relatou que a escola de Pietra havia emitido um alerta sobre casos da síndrome mão-pé-boca (SMPB), uma infecção viral comum em crianças pequenas e que apresenta sintomas semelhantes aos relatados pela filha. No entanto, o médico que avaliou a menina indicou febre aftosa como diagnóstico.
A possível confusão entre febre aftosa e mão-pé-boca levou a cantora a questionar se o diagnóstico médico estaria equivocado. “O médico falou que Pietra pegou febre aftosa, só que febre aftosa é o que dá em animais. Existe a gripe aftosa que dá em crianças. Então o médico está certo ou errado?”, questionou Tays Reis em vídeo.

O que é a febre aftosa?
A febre aftosa (também conhecida como aftosa) é uma doença viral altamente contagiosa que afeta principalmente animais de casco fendido (biungulados), como bois, búfalos, cabras, ovelhas e porcos. É causada por um vírus da família Picornaviridae, gênero Aphthovirus.
Os principais sintomas nos animais incluem:Febre alta.
Aparecimento de feridas (aftas) na boca, tetas e patas.
Dificuldade para andar e se alimentar.
A febre aftosa gera grandes perdas econômicas para a pecuária devido à sua rápida disseminação e às restrições comerciais impostas a países ou regiões afetadas. Embora seja rara em humanos, pode acontecer em casos muito específicos de contato direto com animais infectados.
Qual a diferença entre febre aftosa e síndrome mão-pé-boca?
Apesar de ambas causarem lesões na boca e nos pés, são doenças completamente diferentes. A febre aftosa atinge principalmente animais, enquanto a síndrome mão-pé-boca é uma infecção viral comum em crianças pequenas, causada por enterovírus como o Coxsackie A16. A mão-pé-boca provoca febre, feridas dolorosas na boca, erupções nas mãos, pés e, às vezes, nádegas.
A Febre Aftosa pode infectar crianças?
A febre aftosa em humanos é extremamente rara. Embora o vírus possa, em casos muito específicos, infectar humanos (geralmente pessoas que têm contato muito íntimo e prolongado com animais infectados, como veterinários ou trabalhadores rurais em contato direto com a doença), os sintomas costumam ser leves e a condição não é a mesma "febre aftosa" que afeta os animais.
Quando se fala em "febre aftosa em crianças" no contexto de sintomas como feridas na boca e manchas nas mãos e pés, na grande maioria esmagadora dos casos, o que a criança tem é a Doença Mão-Pé-Boca. O nome similar causa muita confusão, mas são doenças diferentes.
O DIA.COM - TERESINA
Nenhum comentário