ELEIÇÃO DE RODA DE CACHAÇA VIRALIZA E ELEGE NOVO PRESIDENTE.
l
Em um ano sem eleições majoritárias ou proporcionais no Brasil, um pleito diferente chama atenção na cidade de Angical do Piauí (a 129 km de Teresina) - a eleição para "presidente da roda de fogo", que ocorre a cada dois anos. A campanha segue todos os moldes de uma eleição oficial, com direito a votação, santinhos, música de campanha e até entrevistas em rádio comunitária. Na última semana, um vídeo da cobertura da eleição de 2025 viralizou nas redes sociais, com 450,4 mil visualizações, 78,7 mil curtidas e mais de 1140 comentários só no TikTok.
Álvaro Belizário, um dos organizadores da eleição, conta que tudo começou como uma brincadeira entre amigos de bar. Mas logo a ideia ficou séria — e democrática — e, em 2021, ocorreu a primeira eleição, que elegeu um homem conhecido popularmente como “Cachorrão” como o primeiro presidente da roda de cachaça.
"Essa eleição começou através de um grupo de WhatsApp. Um grupo de amigos se reunia com frequência na calçada do bar, onde hoje ocorre a eleição. Criamos um grupo para publicar as coisas que aconteciam lá e chamávamos de ‘calçada de fogo’. Um dia, um dos amigos resolveu classificar os integrantes como se fosse uma eleição. Daí surgiu a ideia, e em 2021 fizemos a primeira votação, que teve pouco mais de 60 votos. Eram três candidatos, e o Cachorrão ganhou", contou.
Para não coincidir com as eleições oficiais, o pleito da roda de cachaça ocorre sempre em anos ímpares. Em 2023, Cachorrão se reelegeu para um segundo mandato.
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Presidente não bebe
Mas engana-se quem pensa que apenas frequentadores assíduos do bar são eleitos. Em 2025, a população escolheu como novo presidente um homem conhecido como Diego Giga, que não consome bebida alcoólica.
Álvaro explica que os candidatos não precisam beber para concorrer. Para a campanha, basta ter carisma, aceitação popular e conquistar a maioria dos votos.
"O nosso critério é o convite. Convidamos pessoas que gostam de brincar e escolhemos os candidatos. A partir daí, começam as campanhas. A candidatura do Diego foi uma surpresa, mas ele bateu recorde de votação. E agora é o presidente da roda", explicou.
Fotos: Reprodução e arquivo pessoal
A responsável por cobrir as eleições de 2025 foi a estudante Isabele Moura. Seu vídeo sobre as campanhas e a votação alcançou milhões de visualizações no TikTok. Ela conta que começou a fazer a cobertura em 2023 e não esperava que, neste ano, os vídeos ganhassem tanta repercussão.
"Conheci a brincadeira em 2023. Gravei outro vídeo como esse e postei, não teve o mesmo alcance, mas viralizou entre as cidades vizinhas. Este ano fui novamente, gravei tudo que consegui e juntei em um só vídeo, usando a criatividade e as informações que eu já tinha. Não consumo bebidas alcoólicas, mas estava ali no meio para garantir o entretenimento após a eleição. Sabia que as pessoas gostariam de assistir pelos meus registros, só não imaginava que quase meio milhão de pessoas iriam gostar também", relatou.
A gestão anterior e a atual caminham em parceria para preservar os bons momentos da roda de cachaça. E deixam um recado — em 2027 tem mais uma eleição.
Foto: Reprodução/Arquivo pessoal
Nenhum comentário