DESAPARECIDO HÁ MAIS DE 40 ANOS FOI ENCONTRADO POR FAMÍLIA NO PIAUÍ.

Francisco Olímpio dos Santos, de aproximadamente 62 anos, foi encontrado após mais de 40 anos desaparecido, no município de Pedro II, no Norte do Piauí. O idoso chegou à cidade em estado de desorientação, o que mobilizou moradores e equipes de saúde e assistência social para localizar seus familiares.
Ao Cidadeverde.com, o presidente do Conselho do Idoso da Secretaria Municipal de Assistência Social, Douglas Oliveira, informou que Francisco reencontrou a família no último dia 30 de julho, após receber atendimento no Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta. A família é natural do município de Croatá, no Ceará.
“Ele estava desorientado, e dormia nos alpendres das casas, ou no relento mesmo, e ficou sendo medicado com vitamina e calmante. Depois foi retirado as medições e ele ficou de observação para não fugir”, explica.
A mobilização para encontrar a família contou com o apoio das redes sociais. Através de uma página da cidade de Croatá, a sobrinha de Francisco, Francilene, desconfiou da identidade do idoso ao reconhecer o sobrenome. Em um vídeo publicado nas redes, ela agradeceu o reencontro e informou que a família já iniciou o processo de regularização dos documentos dele.
“Há mais de 40 anos a família não o via, tinha dado até como morto, mas graças a Deus que foi encontrado e está no leito da família, aos cuidados da irmã dele. Queria agradecer pessoal de Pedro II por ter cuidado dele. Eu não o conhecia e estou aqui para agradecer. Estamos muito felizes e vamos começar a dar entrada nos documentos dele que ele disse que não foram feitos na época em que ele era adolescente”, conta a sobrinha.
Idoso teria passado por outros estados

A família acreditava que Francisco estivesse morto. No entanto, com a repercussão do caso, surgiram relatos de pessoas que disseram tê-lo conhecido em outras cidades ao longo dos anos.
Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social (Sema), uma mulher contou que o idoso viveu por muito tempo no povoado Sítio Novo, no Maranhão. O pai dela teria desenvolvido uma amizade com Francisco e manifestou o desejo de restabelecer contato.
“Esse senhor passava na casa do meu pai com frequência, tanto e que criaram uma amizade. Toda vez que ele passava lá, se tivesse com cabelo grande, meu pai cortava, fazia barba, às vezes passava de 3 a 4 dias lá em casa. Mas ele disse que a vida dele era na estrada. Ele não era de muita conversa, mas meu pai se identificava muito”, relatou a mulher.
Francisco também teria vivido por um tempo em Batalha, no interior do Piauí, antes de chegar a Pedro II, onde, enfim, reencontrou a família.
Confira a nota de Semas na íntegra
Informamos que na terça feira dia 29/07/25 iniciamos uma mobilização para localizar os familiares do Sr. Francisco Olímpio dos Santos, que chegou ao município de Pedro II em situação de desorientação. A equipe da SEMAS, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizou o acolhimento necessário e, com agilidade, conseguiu contato com a família na cidade de Croatá-CE.
E já na quarta-feira dia 30, a família veio ao encontro do mesmo, onde foi uma alegria imensa dos familiares.
A família informou que o mesmo já estava há mais de 40 anos desaparecido e já tinha perdido as esperanças de encontrarem.
Agradecemos a todos que colaboraram com a divulgação nas redes, contribuindo para o desfecho positivo dessa ação humanitária, em especial a Equipe da Secretaria de Assistência Social, Conselho do Idoso, Secretaria de Saúde e Hospital Maternidade Josefina Getirana Netta e principalmente a equipe de Abordagem Social do Plantão Social.
Informamos o nosso número para contato: (86) 99531-5900


Nenhum comentário