PIAUÍ | VEJA QUEM SÃO OS POLÍTICOS COM MAIS DE 70 ANOS QUE DEVEM DISPUTAR REELEIÇÃO EM 2026.

O Portal 180graus lista os políticos piauienses com mais de 70 anos de idade que devem disputar novamente mandatos nas eleições de 2026. A relação inclui nomes históricos com forte presença na cena política local e nacional, que seguem articulando bastidores e consolidando suas bases eleitorais.

São eles: Elmano Férrer (83 anos, PP), Flávio Nogueira (72 anos, PT), Júlio César (77 anos, PSD), Marcelo Castro (75 anos, MDB), Paes Landim (88 anos, União Brasil) e Wilson Martins (72 anos, PSD) — todos com longa trajetória pública e experiência no Executivo ou no Legislativo.

Foto: 180graus

Veja abaixo a biografia de cada um:

1. Elmano Férrer (83 anos) – pré-candidato a deputado federal

Elmano Férrer de Almeida (Lavras da Mangabeira-CE, 1º de agosto de 1942) é político filiado ao Progressistas (PP). Foi prefeito de Teresina e senador da República pelo Piauí.

Aos 83 anos, Elmano vive em Teresina desde 1966. É engenheiro agrônomo e advogado, com pós-graduação em Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Gestão de Instituições de Pesquisa e Ações Governamentais Integradas.

Serviu como secretário de Planejamento do Estado, presidente do CEAPE/PI, diretor da Embrapa/PI e assessor do Sebrae/PI. Foi eleito vice-prefeito e depois prefeito da capital, assumindo o comando da cidade em 2010.

Como senador, foi eleito em 2014, tendo votado a favor da PEC do Teto de Gastos e da Reforma Trabalhista. Em 2018, disputou o governo do Estado e agora articula uma nova candidatura à Câmara Federal.

2. Flávio Nogueira (72 anos) – pré-candidato à reeleição a deputado federal

Flávio Rodrigues Nogueira (Alto Santo-CE, 27 de fevereiro de 1953) é médico, escritor e político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). Atualmente exerce mandato de deputado federal pelo Piauí.

Com 72 anos, Flávio Nogueira é natural do Ceará e fez carreira no Piauí, onde atuou como diretor clínico do Hospital São Marcos, presidente do Sindicato dos Médicos e secretário estadual em diferentes gestões de Wellington Dias.

Eleito deputado estadual em 2002 e 2006, foi suplente federal em 2014, assumindo o mandato após a nomeação de Marcelo Castro para o Ministério da Saúde. Em 2018, foi eleito deputado federal com mais de 111 mil votos.

Em 2022, foi reeleito e segue na base aliada do governador Rafael Fonteles e do presidente Lula.


3. Júlio César (77 anos) – pré-candidato ao Senado

Júlio César de Carvalho Lima (Guadalupe-PI, 25 de agosto de 1948) é professor, advogado, agricultor e político, filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Atualmente cumpre o sétimo mandato de deputado federal pelo Piauí.

Aos 77 anos, Júlio César é formado em Direito pela UFPI e iniciou a vida pública como secretário municipal e estadual, além de ter sido prefeito de Guadalupe e presidente da APPM.

Em 1994, foi eleito deputado federal e desde então se mantém no Congresso Nacional, sendo um dos parlamentares mais influentes do Nordeste. É presidente estadual do PSD e principal articulador da legenda no Piauí.

Nas eleições de 2022, foi o deputado federal mais votado do Estado. Para 2026, é cotado como pré-candidato ao Senado.

4. Marcelo Castro (75 anos) – pré-candidato à reeleição ao Senado

Marcelo Costa e Castro (São Raimundo Nonato-PI, 9 de junho de 1950) é médico e político filiado ao MDB. Ex-ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff, é atualmente senador da República e presidente estadual do MDB no Piauí.

Com 75 anos, Marcelo Castro é formado em Medicina pela UFPI e doutor em Psiquiatria pela UFRJ. Iniciou a carreira política na Arena e depois no PMDB, sendo eleito deputado estadual em 1982 e deputado federal em 1998.

Em 2018, foi eleito senador com mais de 800 mil votos. No Senado, tem se posicionado como aliado do presidente Lula, mas mantém interlocução com diferentes campos políticos.

Busca renovar o mandato em 2026.

5. Paes Landim (88 anos) – pré-candidato a deputado federal

José Francisco Paes Landim (São João do Piauí, 23 de março de 1937) é advogado, professor e político, filiado ao União Brasil. É recordista em mandatos de deputado federal pelo Piauí, eleito oito vezes consecutivas.

Aos 88 anos, Paes Landim é formado em Direito pela UFRJ e foi professor da UnB, além de exercer cargos públicos em órgãos como a NOVACAP e o Ministério das Minas e Energia.

Egresso do PDS, migrou para o PFL e consolidou sua trajetória política no Congresso Nacional. Em 2016, votou contra o impeachment de Dilma Rousseff e, no governo Temer, apoiou a PEC do Teto de Gastos e a Reforma Trabalhista.

Após seis décadas de vida pública, chegou a anunciar aposentadoria em 2023, mas interlocutores afirmam que ele avalia disputar novamente a Câmara Federal em 2026 — sendo o mais idoso entre os possíveis candidatos.

6. Wilson Martins (72 anos) – pré-candidato a deputado federal

Wilson Nunes Martins (Santa Cruz do Piauí, 17 de maio de 1953) é médico e político filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Foi governador do Piauí entre 2010 e 2014, sucedendo Wellington Dias. Atualmente, preside a Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí.

Com 72 anos, Wilson Martins é formado em Medicina pela UFPI, com especialização e mestrado em Neurocirurgia. Tem trajetória consolidada na saúde e na política, tendo sido deputado estadual por três mandatos, vice-governador e presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina.

Governou o Estado entre 2010 e 2014 e, posteriormente, disputou o Senado e a Câmara Federal. Em 2022, foi candidato a deputado federal e obteve mais de 72 mil votos, ficando na suplência.

Agora se prepara para nova disputa em 2026.

180GRAUS

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.