SECA NO PIAUÍ | GOVERNO FEDERAL DECRETA SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA EM MAIS CINCO MUNICÍPIOS DO PIAUÍ.

Municípios podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil.

Mais cinco cidades do Piauí tiveram estado de emergência por causa da seca decretado pelo Governo Federal. A portaria foi assinada pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR), que reconheceu em todo o Brasil 54 áreas afetadas pela seca prolongada. No Piauí, foi decretado estado de emergência pela seca nas cidades de São Francisco de Assis, Betânia, Acauã e Várzea Branca.

Outros estados nordestinos também têm cidades na mesma situação como Alagoas, Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Em São Paulo, Santa Catarina, Rondônia, Rio Grande do Sul, Paraná, Pará, Minhas Gerais, Mato Grosso e Goiás também há municípios com situação de emergência reconhecida.



Rafa Neddermeyer/Agência Brasil  -  Seca no Piauí: Governo Federal decreta situação de emergência em mais cinco cidades

A partir do decreto, as prefeituras municipais no Piauí podem solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como compra de cestas básicas, água mineral, refeição para trabalhadores e voluntários, kits de limpeza de residência, higiene pessoal e dormitório, entre outros.

Para solicitar os recursos, o município deve acessar o Sistema Integrado de Informações sobre Desastres e enviar informações. Com base nos planos de trabalho, a equipe da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no Diário Oficial da União com o valor liberado.
Situação de seca no Piauí

Os cinco municípios onde o governo federal reconheceu estado de emergência pela seca não são os primeiros do Piauí a entrar nesta situação. No último dia 01, o Governo do Estado decretou situação de emergência devido à seca em 119 cidades. Depois de sete anos, o Piauí voltou a ser assolado por uma seca extrema.

No interior do Estado, a justiça chegou a cancelar shows promovidos por uma prefeitura justamente porque a cidade se encontra em situação de emergência por causa da seca.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.