ÁGUAS DO PIAUÍ FLAGRA LIGAÇÕES CLANDESTINAS.


Águas do Piauí flagra ligações clandestinas e vandalismo que provocam falta de água no Semiárido.

A Águas do Piauí informou, nessa sexta-feira (14/11), que identificou novas ligações clandestinas e ações de vandalismo em estruturas da rede de abastecimento na região do Semiárido. Segundo a concessionária, essas intervenções ilegais têm contribuído diretamente para a falta de água em diversos municípios, entre eles Jacobina do Piauí, São João da Canabrava e Picos.

Foto: Divulgação/Ascom
Divulgação/Ascom
Divulgação/Ascom

De acordo com a empresa, dois pontos de irregularidades foram encontrados na Adutora Marruá, responsável por levar água da Barragem de Patos do Piauí para várias cidades da região. O primeiro caso foi registrado no dia 11 de novembro, quando equipes localizaram uma abertura conectada diretamente à adutora. Já o segundo ponto irregular, identificado nesta sexta (14), mostrava um desvio que direcionava água para uma propriedade rural particular.

O gerente executivo da Regional Semiárido da Águas do Piauí, Aldo Benevides, reforçou que os desvios prejudicam o abastecimento e afetam diretamente a população.
“Intervenções não autorizadas comprometem a eficiência da adutora, reduzindo a pressão e o volume de água destinados à cidade. Essa prática provoca oscilações no abastecimento, diminuição da vazão e prejuízos diretos à população, além de danificar a infraestrutura”, afirmou.

Além das ligações clandestinas, um caso de vandalismo agravou ainda mais a situação em São João da Canabrava. Segundo o gerente executivo da Regional Semiárido em Picos, Lucas Marques, houve depredação no poço responsável por abastecer o município.
“Foi detectado um desarme proposital no sistema elétrico dos poços, levando à queima da bomba e prejudicando o fornecimento de água. As equipes também encontraram arrombamento das portas e cadeados dos abrigos de eletricidade dos reservatórios”, explicou.

Enquanto trabalha na substituição dos equipamentos danificados e na normalização do sistema, a Águas do Piauí enviou carros-pipa para garantir o abastecimento emergencial da cidade.

A concessionária reforça que possui um canal de denúncias e pede o apoio da população para identificar e coibir esse tipo de crime, que compromete o abastecimento de milhares de pessoas.

180graus

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.