MAIS MÉDICOS: PIAUÍ VAI RECEBER 146 CUBANOS ATÉ O FIM DO ANO

O Piauí vai receber mais 146 médicos cubanos até o fim do ano. A informação foi confirmada pelo Ministério da Saúde ao Cidadeverde.com nesta semana. Os profissionais vão suprir a demanda reprimida do programa Mais Médicos nos municípios considerados prioritários. Cada um terá a presença de pelo menos um profissional ainda em 2013.

O Nordeste receberá 1.416 médicos, sendo que 376 vão para a Bahia, o maior beneficiado do Brasil nessa fase. Outros 223 vão para o Ceará e 219 para o Maranhão. Em setembro, o Piauí já havia recebido 19 cubanos e um brasileiro formado no exterior. No final de outubro, foi a vez de outros 27 profissionais desembarcarem no Estado, somando 46. 

O Ministério da Saúde anunciou que os três mil médicos cubanos que chegaram no início do mês ao Brasil irão trabalhar em 1.745 municípios e 15 distritos indígenas. Em dezembro, quando o novo grupo começa a atuar, o número de brasileiros atendidos chegará a 22,9 milhões. Serão mais de 6 mil médicos no total até o fim de 2013.

“Com a chegada deste novo grupo de profissionais, o Brasil fecha o ano com pelo menos um médico em quase todas as regiões mais carentes do país. Estamos conseguindo atingir a nossa meta de levar profissionais aos bairros e comunidades que não tinham acesso a médicos”, disse o ministro Alexandre Padilha. A definição das cidades é feita de acordo com a população dependente completamente do Sistema Único de Saúde e seu alto percentual de pobreza. 

Contratados em acordo de cooperação com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), os médicos cubanos tiveram problemas no início do programa, com a oposição de entidades de classe ao projeto. 

Fonte: Cidade Verde

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.