ENCONTRO ESTADUAL DE COORDENADORES DO SAMU-192 EM TERESINA-PI
Redação – reprodução portal da secretaria da saúde.
O serviço de atendimento
móvel de urgência (SAMU) do Piauí promoveu o 3º Encontro de Coordenadores das
Bases Descentralizadas. O evento, que acontece anualmente, foi realizado
hoje,27, no auditório do Coren-PI. O encontro anual tem o objetivo de atualizar
os coordenadores em relação a novos protocolos de atendimento e portarias do
Ministério da Saúde, além de promover a troca de informações socialização dos
profissionais que atuam do Serviço.Esse é um momento de
discussão sobre o SAMU como um todo, a programação está muito rica, abordando
temas que irão agregar conhecimentos que farão os profissionais mais
capacitados. Nosso intuito é fazermos um SAMU cada vez melhor no nosso estado”
comenta Telmo Mesquita, secretário de Estado da Saúde em exercício e coordenador
da Rede de Urgência e Emergência no Piauí.
Atualmente o SAMU estadual
está presente em 70 municípios piauienses e conta com cerca de 100 ambulâncias,
SAMU Aéreo, motolâncias em Picos, São Raimundo Nonato e Floriano, Unidade de
Suporte Avançado em Teresina, Parnaíba, Bom Jesus, Itaueira, Floriano,
Simplicio Mendes, São João, Altos.
O debate abordou temas como
transferência inter-hospitalares, manutenção da base, responsabilidades
técnicas e contou como apoio de parceiros como o Conselho Regional de
Enfermagem e Ministério Público Estadual.
Cristiane Rocha, diretora
do SAMU estadual, comenta que o a Secretaria de Estado da Saúde está
investindo, desde o ano passado na renovação da frota do SAMU. “Com a
implantação da Rede de Urgência e Emergência em alguns territórios, nós
recebemos recursos para qualificação, aonde fazemos a recertificação dos
profissionais deste ramo a cada dois anos, que passam por treinamentos de
suporte básico e suporte avançado e vida. Além dessas que são obrigatórias,
também fazemos cursos de aperfeiçoamento, como o de reanimação neonatal por
exemplo, por meio do Núcleo de Educação e Urgência que foi implantado na
Central de Regulação”, completa a diretora.
Por: Denise Nascimento
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