MAIS DE 200 BARES E COMÉRCIOS EM TERESINA SÃO FECHADOS POR DESCUMPRIMENTO A DECRETO


 Foto: Ascom prefeitura



GRACIANE SOUSA
GRACIANESOUSA@CIDADEVERDE.COM

Mais de 200 estabelecimentos comerciais em Teresina, principalmente bares, foram fechados por descumprimento ao decreto, reeditado ontem (21) pelo prefeito Firmino Filho, que estabelece medidas urgentes para conter o avanço da pandemia da covid-19.
O secretário da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), Samuel Silveira, disse que o desrespeito ao decreto foi constatado, na grande maioria, nos bairros da Capital e que, em caso de resistência, o proprietário pode responder a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Confira o decreto do prefeito Firmino Filho
"Esse trabalho tem sido de conscientização, mas se o proprietário se recusar a fechar, será conduzido e responderá a um TCO. O trabalho está sendo realizado pela Guarda Municipal que vai intensificar também a fiscalização no centro comercial da cidade para garantir o cumprimento do decreto assinado pelo prefeito", disse Samuel Silveira. 
Os números 153, 190 e o (86) 3215-9317 foram disponibilizados para denúncias. Atualmente, 136 guardas municipais atuam no patrulhamento e, de acordo com o secretário da Semcaspi, mais 280 homens e mulheres que concluíram agora o curso de formação serão nomeados na próxima semana. 
Foto: Ascom prefeitura


Samuel Silveira explica que a Guarda Civil Municipal faz parte do grupo de serviços essenciais de segurança à população e que as equipes estão atuando, juntamente com a Polícia Militar, no patrulhamento ostensivo e orientação  sobre a necessidade de isolamento como forma de evitar a proliferação do vírus.
“O plantão vai continuar por todos esses dias, para que as pessoas compreendam a necessidade de cumprimento do decreto municipal. Nós disponibilizamos dois telefones para que o cidadão possa denunciar qualquer estabelecimento que estiver aberto irregularmente e descumprindo a decisão. A Guarda Municipal vai colaborar com a vistoria e buscar uma forma de impedir a propagação do vírus na cidade”, disse o secretário.
Durante o patrulhamento ostensivo, os guardas municipais usam álcool gel, luvas e máscaras de proteção. 
“Cada guarda recebe no início do seu plantão um vidro cheio de álcool gel, duas máscaras e luvas para garantir a sua segurança durante o patrulhamento ostensivo. Além disso, nós liberamos as guardas que estão grávidas por estarem no grupo de risco e explicamos a necessidade de distanciamento físico um do outro para evitar qualquer possibilidade de contagio da doença”, explicou Lorena Silva, agente do comando da Guarda Civil Municipal.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.