Eventos

FILHO SE EMOCIONA AO FALAR DE ASSIS: "MEU PAI FOI GUERREIRO NA LUTA PELA DEMOCRACIA"

Iago citou as obras realizadas pelo pai Assis Carvalho em vários órgãos do Estado


Iago fala sobre o pai, Assis Carvalho
Iago fala sobre o pai, Assis CarvalhoFoto: Thiago Amaral/Alepi

Iago, citou as obras realizadas pelo pai Assis Carvalho em vários órgãos do Estado

Fonte: Alepi
Ao falar em nome de família na sessão solene em homenagem ao deputado federal Assis Carvalho (PT-PI), o engenheiro Iago Torres de Carvalho lembrou que o pai optou por cuidar da população, afirmando que, como sindicalista e parlamentar, lutava em defesa dos mais pobres. Iago Carvalho ressaltou que o deputado federal foi também um pai, um avô e um marido amoroso. Iago Carvalho agradeceu, em nome da família, a realização da sessão solene realizada pela Assembleia Legislativa.

Após discorrer sobre a infância humilde do pai na cidade de Oeiras, Iago lembrou que Assis Carvalho começou a estudar aos dez anos de idade; conseguiu se formar em Letras e passou em concurso para a Caixa Econômica Federal.

Iago Carvalho citou as obras realizadas por Assis Carvalho na direção de vários órgãos estaduais, entre eles o Detran-PI (Departamento Estadual de Trânsito do Piauí), a Agespisa (Companhia de Águas e Esgotos do Piauí) e a Secretaria de Estado da Saúde. Ele citou, dentre outras coisas, a reforma do Hospital Getúlio Vargas e a ampliação dos serviços de assistência médica e hospitalar no Estado.
Como parlamentar, lembrou o filho do homenageado, Assis Carvalho destinou um grande volume de recursos para obras em todos os municípios do Piauí com suas emendas parlamentares, além de ter combatido as desigualdades e lutado pela inclusão social. Acrescentou que seu pai lutou até o final contra a morte, mas não resistiu depois de ter sofrido quatro infartos. “Meu pai foi um guerreiro na luta pela democracia”, ressaltou ele.
Líder camponesa ressalta trabalho de Assis pelos trabalhadores

A coordenadora do Movimento de Pequenos Agricultores do Piauí, Maria Cazé, disse que no velório do parlamentar considerou que era um furacão, mas depois mudou de opinião. “Na verdade, Assis era um gigante. E era uma semente que ajudou a gestar e parir milhares de lideranças e militantes do Partido dos Trabalhadores em todo o Estado”, disse.

Para ela, Assis era um homem corajoso que não se intimidava diante das dificuldades e fazia girar a roda da história. “Não é qualquer um que tem a coragem de colocar o dedo na cara do Eduardo Cunha (então presidente da Câmara dos Deputados) e dizer que mais dias menos dias ele iria pagar pelo que estava fazendo com o povo brasileiro.
“Assis foi o responsável pelo abastecimento de água em dezenas de comunidades rurais, onde um poço pode chegar a 300 metros de profundidade. “Por toda essa luta nós não devemos nos sentir órfãos. O PT tem a missão de honrar a memória do deputado e fazer com essa semente deixada por ele vire uma árvores”, acentuou.
Maria Cazé citou ainda um poema de Neudo Oliveira onde ele afirma que o corpo tombado não significa o fim, mas a certeza de que a vida continua e trás consigo a luz para a luta se fazer presente. Citou também Florestan Fernandes e Che Guevara, para quem onde houver um descontente ele pode contar com um novo companheiro.

Patrícia Leal diz que determinação de Assis era contagiante

Falando em nome dos prefeitos piauienses na sessão solene em memória do deputado federal Assis Carvalho, a prefeita de Altos, Patrícia Leal, disse que o parlamentar tinha pressa em realizar e o seu empenho e determinação contagiava as pessoas com as quais ele convivia. “Ele me ensinou essa lição, me deixou esse legado”, disse.

A prefeita afirmou, se referindo à família de Assis Carvalho, que toda vez que a dor bater pode ter a certeza de que ela passará e deixará apenas uma saudade. “Quero que os seus filhos saibam que ele fez muito pelo Piauí e pelos piauienses. O que fica é o orgulho de saber que ele marcou a nossa política e as lutas de todas as comunidades do nosso Estado”, frisou.

Ela disse que uma vez Assis lhe confidenciou que era muito feliz pelo fato da sua esposa Isabel Carvalho ter criado muito bem os seus filhos. “Eu também sou filha de político e sei como a ausência prejudica muito. A ausência devido aos muitos compromissos. Mas digo aos seus filhos que quem é filho de guerreiro não abaixa a cabeça”, disse.

Patrícia Leal afirmou que todos os depoimentos dados na manhã de hoje convergiram para as mesmas características do deputado, que era muito intenso. “Ele não era de meias palavras, era valente naquilo que queria. Nós políticos sabemos que a vida é feita de sabores e dissabores e nem tudo é do jeito que a gente quer. Mas , o Assis era determinado”, encerrou.


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.