W. DIAS PROÍBE FESTAS DE CARNAVAL PARA EVITAR COLAPSO NA REDE DE SAÚDE

Fotos: Roberta Aline

O governador Wellington Dias (PT) decidiu proibir a realização de eventos carnavalescos no Piauí, após reunião com o Comitê de Operações Emergenciais (COE) de combate à Covid-19, nesta terça-feira (19).  A suspensão ocorreu para evitar aglomerações de pessoas e o possível colapso da rede de saúde. A Prefeitura de Teresina já anunciou a suspensão do carnaval e do Corso de Teresina. O Piauí já vive o aumento do número de casos da doença e, por isso, o governador autorizou a implantação de mais de 40 leitos na rede hospitalar. 

Além da não realização das festas de carnaval, o Governo do Piauí suspendeu os pontos facultativos da segunda-feira de carnaval e da quarta-feira de cinzas.  Neste ano, o carnaval é comemorado no dia 16 de fevereiro e cairá numa terça-feira.  

“Este ano, estamos adotando a medida da não realização de eventos carnavalescos porque temos uma situação em que há alta transmissibilidade, alto risco e ampliação do adoecimento. Isso poderia levar colapso a algumas regiões de saúde, portanto, é melhor evitar”, diz o governador.

Wellington Dias ressalta que o estado já começou a vacinação contra a Covid-19. Os primeiros piauienses receberam a primeira dose da vacina na segunda (18) em solenidade no pátio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O governador pede que as pessoas respeitem os protocolos sanitários e de higiene para evitar maior transmissão do vírus. 

“Já começamos a vacina, temos condições de até o mês de junho avançar na imunização no Piauí e no Brasil. A gente já suportou até aqui, então estou suspendendo o ponto facultativo da segunda e na quarta-feira de carnaval. Vamos garantir que as pessoas possam cumprir o protocolo. Todas as equipes de vigilância em saúde e segurança, Estado, Município e Federal, todos estaremos integrados para salvar vidas”, acrescenta. 

No início de janeiro, o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, defendeu o adiamento das festividades do Carnaval no Piauí. Na época, o secretário sugeriu adiar a comemoração do carnaval para o mês de junho. No caso, o estado iria comemorar tanto o carnaval como as festas juninas. 

Leitos de Covid-19

O governador Wellington Dias autorizou a implantação de mais 40 leitos na rede hospitalar. “Infelizmente, como já era esperado, tivemos, entre o Natal o Ano Novo, um número grande de pessoas que não seguiu o protocolo. O resultado foi o crescimento na transmissibilidade do coronavírus, assim como o aumento de pessoas doentes o aumento na ocupação de leitos em algumas regiões do estado”.

“Por isso, aprovei a ampliação de mais leitos. São mais 40 novos leitos que ficarão disponíveis no município de Teresina, Oeiras e em outras regiões do estado. O objetivo é garantir que nenhuma região entre em colapso, ao mesmo tempo, fica o alerta para o cumprimento das regras, do uso da máscara, higienização das mãos, afinal não é porque já começou a vacinação que o coronavírus desapareceu”. 

Carlienne Carpaso
carliene@cidadeverde.com 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.